Sociedade PRM prende 59 refugiados etíopes do centro de Maratane

PRM prende 59 refugiados etíopes do centro de Maratane

A Polícia da República de Moçambique (PRM) prendeu 59 refugiados que estavam a ser transportados em três camiões, os mesmos fugiram a semana passada do Centro de Refugiados de Maratane em Nampula.

De acordo com o porta-voz da PRM, Orlando Modumane, a detenção destes indivíduos aconteceu na passada sexta-feira, no controlo de Michafutene. Os três camiões alugados por um indivíduo – acredita-se ser o cabecilha do grupo – saíam de Bobole, Maputo província, em direcção à cidade de Maputo.
“Os 59 refugiados, todos etíopes, saíram de Nampula até Maputo província, Bobole, num camião, e de Bobole, para conseguirem entrar na cidade de Maputo um indivíduo alugou três carros para os transportar até à cidade de Maputo”, disse.

Sobre o destino destes refugiados, Modumane disse que neste momento está a decorrer um trabalho conjunto entre a Polícia e o Instituto de Apoio aos Refugiados para decidirem o destino dos 59 etíopes.

“Estão retidos na 14ª. Esquadra e ainda não sabemos se serão repatriados para a Etiópia ou se serão levados para o centro de refugiados em Nampula”, explicou.

Recomendado para si:  Governo de Moçambique lança avaliação ambiental nas principais minas de Tete

Três indivíduos detidos por tráfico de drogas

Durante a semana passada no aeroporto foram detidos três indivíduos por tráfico de droga. Os três indivíduos – um sul-africano, um tanzaniano e um moçambicano, respectivamente – transportavam cocaína nos seus organismos.

“Os três foram submetidos a um processo médico para expelir a droga que traziam no organismo. Foram encontrados 209 ampolas de cocaínas e, agora, encontram-se na 11.ª Esquadra”, disse Modumane.