O município da Matola inaugurou ontem a Avenida das Indústrias, que liga os bairros da Liberdade e Matlampsene à Estrada Nacional Número 4. O troço inaugurado é de 4 quilómetros, mas falta ainda por fazer-se a sinalização, lombas, valetas e passeios.
Falando momentos depois das habituais cerimónias de invocação dos espíritos e corte da fita, o vereador das Obras e Infra-Estruturas no município da Matola, Laitone Melo, disse que o acto da inauguração duma estrada naquelas condições representa um acto simbólico para permitir a circulação de pessoas.
“É um acto simbólico de entrega da estrada porque está transitável de uma ponta para outra. Vale a pena ceder para a população fazer o uso do seu valor útil e transitar livremente”, disse.
Quanto às ondulações e fissuras que se verificam nalgumas partes, o vereador Melo disse: “O conselho municipal deve ser rigoroso no controlo de camiões com excesso de carga para permitir a durabilidade. A estrada já está sinalizada. Sem dúvida, haverá controlo de excesso de carga. A Polícia estará em cima”, disse.
Segundo Laitone Melo, a estrada tem uma extensão de 4 quilómetros, 8 metros de largura. Os trabalhos realizados consistiram na limpeza do troço, formação da sub-base em que teve que usar material granular misturada com pedras.
“Findo isto, fizemos as obras de arte compostas por três aquedutos que se construíram ao longo da estrada para escoar as águas granulares que em tempo chuvoso verifica-se. Para além disso, fizemos toda a base que levou pó de pedra e finalmente a última camada”, disse, sublinhando que a faixa de rodagem foi construída por betão betuminoso.
Acrescentou que esta estrada suporta uma carga de 20 toneladas, e as bermas foram estabilizadas e misturadas com cimento para não ter desgaste e provocar erosão.
“Para além disso, foi contemplada a sinalização vertical que está visível, faltando a sinalização vertical que dentro de uns dias estará toda concluída”, disse.
O empreiteiro é JJR Moçambique e as obras custaram 55 milhões de meticais co-financiadas pelo Fundo de Estradas e Conselho Municipal da Matola. Refira-se que Matola celebrou ontem 42 anos de elevação à categoria de cidade.