Três indivíduos, cujas identidades não nos foram reveladas, foram detidos na semana passada no distrito de Manjacaze, província de Gaza, indiciados de produção, consumo e venda da cannabis sativa, vulgo soruma.
Os três indivíduos de 31, 32 e 50 anos, respectivamente, foram detidos, segundo deu a conhecer o porta-voz da Polícia da República de Moçambique (PRM) em Gaza, Jeremias Langa, depois de a Polícia ter descoberto uma machamba com 21 plantas de soruma.
A Polícia acrescenta que o homem de 50 anos teria alegadamente confessado durante o interrogatório de que a machamba descoberta com a droga era da sua pertença.
Contudo, ainda de acordo com a mesma fonte, o homem explicou que ele produz a soruma para o seu consumo pessoal de modo a ter força de trabalhar, uma versão recusada pela Polícia com a alegação de que 21 plantas são muitas para o uso de consumo pessoal, para além de que a lei proíbe o próprio consumo de soruma.
Sobem casos de suicídio em Gaza
Ainda na semana passada, a PRM referiu estar preocupada com o elevado índice de casos de suicídios na província de Gaza.
Só na semana passada a província de Gaza registou cinco casos de suicídio, sendo dois no distrito de Xai-Xai, um em Chibuto, um em Bilene e um em Guija, segundo deu a conhecer Jeremias Langa ao Canalmoz.
Segundo a Polícia, as contradições sociais nas famílias e o desespero com a vida por causa de doenças como o HIV/SIDA, são as principais causas dos suicídios.
“Quando alguém saber que é seropositivo, acha que não tem mais esperança e razões de viver, daí que prefere se suicidar”, disse o porta-voz da PRM em Gaza, acrescentando que “apelamos aos cidadãos para quando tiverem problemas sociais resolvam na família, e se aí não encontrarem soluções, recorram aos órgãos da administração da justiça, como a Polícia, os tribunais ou mesmo aos gabinetes de atendimento da mulher e criança.”
Em 2013, foram registados na província de Gaza, 59 casos de suicídio com destaque para a cidade de Xai-Xai com 15 casos, seguido de Xai-Xai com 13. Guija registou oito casos, Manjacaze seis, Chókwè e Chicualacuála cinco, Chibuto quatro, e finalmente Massingir com um caso.