Sociedade Saúde Dois em cada cinco gays também fazem sexo com mulheres em Moçambique

Dois em cada cinco gays também fazem sexo com mulheres em Moçambique

Em Moçambique os homens que fazem sexo com outros homens (gays) estão em maior risco de infecção pelo HIV, com uma prevalência de HIV de 8.2%, 9.1% e 3.7%, respectivamente em Maputo, Beira e Nampula/Nacala. Dois em cada cinco gays tiveram relações sexuais com homens e mulheres ambos no último ano, e um em cada dois HSH não sabia as principais formas de transmissão de HIV. O estudo estimou ainda que haja mais de 15,000 HSH nas três principais áreas urbanas do País.

Estes dados estão contidos no relatório do inquérito integrado biológico e comportamental entre mulheres trabalhadoras de sexo e homens que fazem sexo com homens, apresentado nesta quarta-feira em Maputo pelo Instituto Nacional de Saúde.

Segundo o relatório, pelo menos 90% dos gays seropositivos nas três áreas urbanas referidas quando abordados não sabiam que tinham HIV, além disso, um em cada cinco gays não usou preservativo na sua última relação sexual com um outro homem.

Sobre as Mulheres Trabalhadoras de Sexo (MTS), o estudo revelou que são desproporcionalmente afectadas pelo HIV. A prevalência do HIV neste grupo foi estimada em 31.2%, 23.6% e 17.8% em Maputo, Beira e Nampula, respectivamente, sendo que mais de metade das MTS fizeram sexo por dinheiro pela primeira vez antes dos 18 anos de idade e mais de um quarto das MTS nunca fizeram o teste de HIV: 26,3% em Maputo, 37,0% na Beira, e 40,9% em Nampula. O estudo também mostrou que uma proporção substancial de MTS seropositivas não estava ciente da sua condição: 48,1% em Maputo, 79,8% na Beira, e 89,6% em Nampula.

Participaram do lançamento do relatório, para além do director do Instituto Nacional de Saúde, Ilesh Jani, o director dos Centros de Prevenção e Controlo de Doenças dos EUA em Moçambique, Edgar Monterroso e José Sousa, investigador da Universidade Eduardo Mondlane.