A Organização Internacional de Migração (OIM) está a financiar a construção de duas unidades policiais de atendimento a mulheres e crianças vítimas da violência, em dois bairros de reassentamento das vítimas das cheias na província de Gaza.
Segundo o porta-voz do Comando Provincial da Polícia da República de Moçambique (PRM) em Gaza, Jeremias Langa, em declarações ao Canalmoz, as duas unidades estão orçadas em 120 mil dólares norte-americanos, sendo 60 mil dólares a cada uma delas.
A primeira unidade policial, cuja primeira pedra foi lançada na última segunda-feira, dia 28 de Outubro, vai ser construída no Centro de Reassentamento Marien Ngouabi, na cidade de Xai-Xai, e a segunda unidade vai ser construída no Centro de Chihaquelane, no distrito de Chókwè. Para este último posto policial, a primeira pedra foi lançada na última quarta-feira, dia 30 de Outubro.
De acordo com a nossa fonte, para além de atender mulheres e crianças vítimas de violência doméstica naqueles dois bairros de reassentamento, as duas unidades policiais vão poder atender casos de outros populares.
A construção das duas obras, ainda de acordo com Jeremias Langa, está a cargo J. Construções Lda. e a fiscalização com a Samaritan Purse. Está previsto que as duas obras sejam entregues até Dezembro próximo, isso “caso as chuvas não inviabilizem”.