Politica OTM apela à unidade

OTM apela à unidade

A Organização dos Trabalhadores Moçambicanos – Central Sindical (OTM-CS), reafirma o seu repúdio à divisão, ao ódio e ao desrespeito pelas leis instituídas no país e manifesta o seu engajamento na luta pelo emprego decente, unidade nacional e solidariedade sindical.

Segundo a secretária para Assuntos Jurídico-Laborais e Sociais do Conselho Central dos Sindicatos naquela organização, Helena Ferro, o trabalho decente é condição fundamental para a superação da pobreza, redução das desigualdades sociais e garante do desenvolvimento sustentável.

Ferro falava terça-feira à Imprensa durante o lançamento, em Maputo, da semana comemorativa do 37º aniversário da OTM-CS, que se assinala a 13 de Outubro corrente, sob lema “OTM-CS, 37 Anos pelo Emprego Digno, Unidade e Solidariedade Sindical”.

sobre este evento Ferro citada pela AIM, exortando aos líderes sindicais, a todos os níveis, e aos trabalhadores, em geral, para se empenharem na luta pelo bem-estar e pela firmeza na produção.

“Devemos, nos nossos locais de trabalho, organizar e realizar palestras para uma reflexão sobre a nossa história e os propósitos para os quais são criados os sindicatos”, afirmou ela, sublinhando ser necessário analisar com frieza a forma de actuação dos sindicalistas no momento actual e como devem actuar no futuro.

Esta reflexão deve também incidir sobre as melhores estratégias para os próximos processos de diálogo social e negociações tendo em vista a melhoria das condições de trabalho, saúde ocupacional e salariais dos trabalhadores.

“Devemos reflectir sobre o futuro do Fórum de Concertação Sindical, na perspectiva de contribuir para um maior desempenho, intervenção, solidariedade e unidade na acção”, disse.

Um dos objectivos actuais da Organização Internacional do Trabalho (OIT) é de promover oportunidades para que todos homens e mulheres possam obter um trabalho decente e produtivo em condições de liberdade, igualdade, segurança e dignidade humana.
Na segunda-feira o mundo celebrou o Dia Internacional do Trabalho Decente.

Ferro vincou que nas palestras promovidas pela OTM-CS se deve reflectir igualmente sobre os pilares em que assenta o trabalho decente, indicando como exemplo as normas internacionais de trabalho, a promoção do emprego de qualidade, a extensão da protecção social e o diálogo social.

A secretária para Assuntos Jurídico-Laborais e Sociais do Conselho Central dos Sindicatos disse que o lançamento da semana comemorativa testemunha o comprometimento da OTM-CS para com o trabalho decente.