Sociedade Morreu Dom Bernardo Filipe Governo vítima de doença

Morreu Dom Bernardo Filipe Governo vítima de doença

Faleceu Dom Bernardo Filipe Governo, bispo emérito da Diocese de Quelimane, vítima de doença prolongada na tarde deste domingo, na província da Zambézia.
Dom Bernardo Filipe Governo foi o primeiro bispo negro e moçambicano daquela Diocese logo após a Independência Nacional.

A Diocese de Quelimane encontra-se geograficamente localizada na região central de Moçambique e compreende, para além do território geográfico do município de Quelimane, outros distritos da província de Zambézia.

Na sede da diocese encontra-se a Sé Catedral da Nossa Senhora do Livramento, cuja festa litúrgica é celebrada no dia 8 de Dezembro.
A diocese foi erigida a 6 de Outubro de 1954 por Papa Pio XII, primeiro pela Constituição Apostólica ‘’Quandoquidem Christus’’ e desmembrando-a da Arquidiocese da Beira.

Foi seu primeiro bispo Dom Francisco Nunes Teixeira, de 1955-1975, sucedido de Dom Bernardo Filipe Governo O.F.M. Cap. de 1976-2007 na sequência de doença e agora Dom Hilário da Cruz Massinga, O.F.M. desde 2008. Dom Bernardo Governo, entre outras enfermidades, sofria de diabetes.

Recomendado para si:  TPM-TUR lança rota internacional Maputo-Nelspruit

Tal como Dom Jaime Pedro Gonçalves, actualmente arcebispo emérito da Beira, o então bispo de Quelimane foi sempre frontal nas suas análises e crítica, bem como atento à situação político-social do País, tendo sido nalgum momento conotado pelo actual regime como apoiante da oposição, sobretudo da Renamo.

Natural do distrito de Namacurra, posto Administrativo de Macuse, localidade de Mucelua, Bernardo Filipe Governo foi ordenado padre em 1969 e posteriormente bispo em 1976.

Enquanto religioso, recusou-se ao convite do veterano da Frelimo, general Bonifácio Gruveta, para se juntar àquele então movimento de libertação nacional, preferindo dedicar-se à vida das comunidades onde trabalhava na província da Zambézia.

Por causa da doença, fazia muito tempo que D. Bernardo não participava nas reuniões da Conferencia Episcopal de Moçambique.

A diocese abrange uma área total de 62,557 Km2, numa população total de 816,205, sendo 714,010 católicos, portanto 87,5% da população distribuídos por 22 paróquias.