Nacional Homens armados matam e capturam pessoas em Nampula

Homens armados matam e capturam pessoas em Nampula

Um morto e mais de dez pessoas desaparecidas é o que se pode descrever como resultado de uma emboscada, supostamente, provocada pelos guerrilheiros da Renamo a uma viatura civil, no posto administrativo de Mutivaze, cerca de 45 quilómetros da cidade de Nampula.

O assalto a uma camioneta que fazia o trajecto Iapala/Nampula e na qual seguiam mais de 20 passageiros, na sua maioria, revendedores de produtos agrícolas, ocorreu por volta das 22h00 da última terça-feira, na Estrada nacional número 13, mais concretamente no troço entre os distritos de Nampula e Mecuburi.

Para além da vítima mortal, cuja identificação não foi possível apurar, os assaltantes raptaram parte dos passageiros e pilharam bens valiosos, antes de incendiarem a viatura que ficou em cinzas. Até à hora em que a nossa fonte abandonou o local, não havia quaisquer pistas sobre o paradeiro das pessoas desaparecidas. Mais triste ainda foi o facto de o corpo ter permanecido cerca de 15 horas antes de ser removido do local do incidente. Só por volta das 12h00 desta quarta-feira, é que o corpo foi removido do local, após uma equipa da Polícia da República de Moçambique ter chegado ao local para se inteirar do sucedido.

Alguns sobreviventes dizem ter sido surpreendidos por quatro indivíduos armados que disparavam ininterruptamente defronte da sua viatura, enquanto o quinto ia regando em cadência.