Sociedade Governo diz que crise de transporte público está longe do fim

Governo diz que crise de transporte público está longe do fim

O Governo moçambicano acaba de reconhecer, mais uma vez e publicamente, que o problema da crise de transporte público nas grandes cidades do País, com particular destaque para Maputo e Matola, está longe do fim.

O ministro dos Transportes e Comunicações, Gabriel Mutisse, fala de investimentos na área de transportes públicos que não estão a surtir efeitos desejados, alegadamente devido a “vários factores que neste momento estão a ser postos num plano secundário apesar da sua importância”.

Segundo Gabriel Mutisse, são situações ligadas, por exemplo, a empresas públicas e privadas que se preocupam apenas com aquisição dos meios enquanto não têm capacidade para sua manutenção e conservação, para poderem ter mais tempo de vida a transportar.

Mas a verdade é que essa constatação não é necessariamente nova. O que parece não haver mesmo, por parte do Governo, é a solução. E enquanto o Governo continua a levantar problemas já constatados, o País atingiu a indigência de em plena capital do País as pessoas serem transportadas em carrinhas de caixa aberta como que de geado se tratasse.

“O problema é agravado pelo facto de ser de difícil solução, uma vez que a sua solução não passa apenas pela aquisição de mais meios como a maioria defende, mas, sim, pelas empresas que operam neste sector possuir capacidade de manutenção para que os mesmos tenham mais tempo de vida e não o que está a acontecer neste momento em que existe muitos autocarros parados nas garagens por falta de manutenção, agravando, deste modo, a crise de transporte nas grandes urbes”, diz Gabriel Mutisse.

Recomendado para si:  Detidos quatro suspeitos de caça furtiva em Gaza

O ministro dos Transportes e Comunicações disse que o problema de transporte urbano é de difícil solução,porque as empresas de transporte público para além de não terem capacidade de gestão e de manutenção dos meios que possuem para poder durar mais tempo de vida, os utentes também não têm colaborado na conservação dos mesmos.Existem alguns que se dedicam à sabotagem, o que faz com que durem muito pouco tempo.

Gabriel Mutisse falava à margem da cerimónia de inauguração de novas instalações da MultiChoice Moçambique que teve lugar na sexta-feira passada na cidade de Maputo.