O Ministro da Defesa Nacional, Filipe Nhussi, disse hoje, em Maputo, que o roubo de viaturas entre Moçambique e a Africa do Sul reduziu significativamente.
Sem avançar dados estatísticos, Nhussi indicou que este é um dos factos positivos que resulta da acção da comissão conjunta permanente de defesa e segurança dos dois países.
Falando na abertura da IV sessão da comissão, Nhussi defendeu a necessidade de se continuar a combater este fenómeno a nível de toda a região austral da África.
Segundo o Ministro, este é um dos exemplos de que esta comissão contribui para o fortalecimento da cooperação bilateral entre os dois países, concorrendo para que “ambos se mantenham fortes na promoção da segurança e estabilidade e na garantia do bem-estar dos seus povos”.
Por sua vez, a Ministra sul-africana da Defesa, Mapisa Nqakula, disse que a cooperação entre os dois países, nos domínios de defesa e segurança, deve continuar visto que as acções conjuntas datam de há longos anos e são resultado de muito sacrifício ‘em busca da liberdade’.
A presente sessão, de dois dias, vai debater questões de segurança económica e ambiental, águas territoriais, infra-estruturas estratégicas, entre outras que permitirão que os dois países perspectivem o desenvolvimento das capacidades de mediação, prevenção de conflitos e o exercício de forma fluente da diplomacia militar.
A mesma vai avaliar o grau de cumprimento das decisões tomadas na última sessão realizada em Pretória, em Novembro de 2011.