Destaque Leymah Gbowee: Uma africana que inspira à luta e não ao conformismo

Leymah Gbowee: Uma africana que inspira à luta e não ao conformismo

A Liberiana Leymah Gbowee é desde ontem Doutora Honoris Causa em Humanidades, na especialidade de Gestão e Resolução de Conflitos.

O título foi atribuído em Maputo pela Universidade Politécnica, naquela que foi a primeira distinção do género e mais alta que recebeu no Continente Africano, colocando assim o nosso país na linha da frente no que tange ao reconhecimento do percurso e acção desta activista.

A liberiana, que há dois anos recebeu o Prémio Nobel da Paz, repartido com a sua compatriota e Presidente liberiana Ellen Johnson Sirleaf e a iemenita Tawakel Karman, é vista como uma acérrima defensora dos direitos das mulheres e não só em África, agindo sempre contra conflitos. Aliás, esta qualidade foi sublinhada pelo seu padrinho na cerimónia, o bispo anglicano Dom Dinis Sengulane, que fez questão de afirmar que Gbowee inspirou o povo da Libéria a “não se deixar aguardar pela sua vez de ser morta pela guerra fratricida que sem dó nem piedade massacrava o povo liberiano (até à década passada), e que era preciso encontrar uma solução”.

Recomendado para si:  Nacala: Agente da PRM detido por envolvimento em assaltos

Leymah Gbowee já tinha recebido várias distinções desde que, depois de viver os horrores da guerra durante a infância e juventude, já recebeu honras de vários países, incluindo europeus e os Estados Unidos, sente-se orgulhosa por a Universidade Politécnica ser “a primeira universidade africana a atribuir-me um Doutoramento Honoris Causa em Humanidades, na especialidade de Gestão e Resolução de Conflitos”.

A Universidade Politécnica atribui o grau à liberiana para “destacar o papel relevante que Leymah Gbowee desempenhou para o fim da guerra civil na Libéria em 2003, e o seu envolvimento em acções em prol da paz e a defesa da mulher e da rapariga”.

Gbowee é uma figura de reconhecido mérito internacional, tendo liderado o movimento de mulheres liberianas que foi fundamental para o fim da segunda guerra civil naquele país.