Sociedade Segurança Caçadores furtivos moçambicanos mortos no Kruger Park

Caçadores furtivos moçambicanos mortos no Kruger Park

Dois indivíduos que faziam parte de um grupo de cinco moçambicanos que se dedicavam à caça furtiva foram abatidos no dia 19 de Setembro, quinta-feira da semana passada, pela Força de Protecção do Kruger Park, na região Wold Bos Rand, África do Sul.

O facto foi confirmado ao Canalmoz ontem pelo porta-voz do Comando Provincial da Polícia da República de Moçambique (PRM) em Gaza, Jeremias Langa, que, por outro lado, referiu que outros dois integrantes do grupo foram gravemente feridos durante a troca de tiros com a Força de Protecção daquele parque transfronteiriço.

“Caçadores furtivos de nacionalidade moçambicana em número de cinco foram surpreendidos pela Força de Protecção do Kruger Park, tendo havido troca de tiros que resultou na morte imediata de dois membros do grupo, e ferimentos graves noutros dois, enquanto o quinto integrante conseguiu fugir”, disse a nossa fonte da Polícia.
De acordo com o mesmo porta-voz, durante a operação da troca de tiros, foi recuperada, em poder daqueles caçadores furtivos, uma arma da marca Mauser.

A Polícia alega que decorrem investigações em torno do incidente, e deu a conhecer que neste momento decorrem negociações entra a Polícia moçambicana e a contra-parte sul-africana, no sentido de conseguir-se a transladação dos dois corpos sem vida e a transferência dos outros dois feridos para Moçambique.

Roubo com recurso a arma de fogo

Enquanto isso, Jeremias Langa disse que ao longo da semana em análise a Polícia, em Gaza, registou em Conhane, posto administrativo de Lionde, no distrito de Chókwè, um caso de um médico tradicional de 24 anos de idade que durante à noite ter-se-ia introduzido, com recurso a uma arma de fogo do tipo pistola e ainda uma faca, na residência de uma cidadã a quem começou por ameaçar, amarrando-lhe de seguida os membros superiores e inferiores. Depois apoderou-se de um montante em dinheiro de 33.123,00 Mts (trinta e três mil, cento e vinte e três meticais) e dois telemóveis.

Recomendado para si:  Moçambique regista 17 mil mortes anuais por cancros de mama e colo do útero

O porta-voz da PRM em Gaza acrescentou que depois do roubo, o curandeiro, cuja identidade não nos foi fornecida, teria fugido para parte incerta, tendo sido capturado pela Polícia mais tarde.

“A Polícia conseguiu depois deter o indivíduo e recuperou a pistola e a faca usada no crime, bem como um montante no valor de 3.123,00 Mts (três mil, cento e vinte e três meticais) do total roubado”, disse o interlocutor do Canalmoz.

Afogamentos

Ainda na província de Gaza, concretamente na zona de Incaia, distrito de Bilene, durante o mesmo período, um menor de 8 anos de idade morreu por afogamento quando se encontrava a banhar-se numa lagoa na companhia de amigos.

O porta-voz Jeremias Langa disse, por outro lado, que na mesma ocasião, na Praia de Xai-Xai, um jovem de 23 anos de idade foi socorrido por uma patrulha policial quando o mesmo estava a afogar-se, por encontrar-se em estado de embriaguez e mergulhado em águas profundas.

“Apelamos, neste período em que estamos a entrar, Verão, para que as pessoas não mergulhem em estado de embriaguez e em águas profundas, não deixem os menores mergulharem sem que estejam acompanhados”, concluiu o porta-voz do Comando Provincial da PRM em Gaza em contacto com o Canalmoz.