Politica Principais partidos políticos ainda não apresentaram candidatura à CNE

Principais partidos políticos ainda não apresentaram candidatura à CNE

Quando faltam 10 dias para o término do processo de apresentação das candidaturas à Comissão Nacional de Eleições (CNE) para as eleições municipais marcadas para o próximo dia 20 de Novembro, os principais partidos políticos, nomeadamente a Frelimo, a Renamo e o MDM ainda não apresentaram os seus candidatos à CNE. Apenas manifestaram o desejo de participar das eleições.

Até ao fecho desta edição, um partido político e duas associações já haviam formalizado as suas candidaturas na CNE. Trata-se do Partido para a Reconciliação Nacional (PARENA), que apresentou ontem a sua candidatura, a WIWIWIPE, associação artesanal da província de Cabo Delgado, e SINFOTECNIC, associação nacional de jovens deficientes ambas teriam apresentado as suas candidaturas na semana finda.

A morosidade para a apresentação das candidaturas nos processos eleitorais tem sido uma característica frequente e comum dos partidos políticos nacionais.
O porta-voz da Comissão Nacional de Eleições, João Beirão, falando hoje à Imprensa, em Maputo, lamentou a morosidade por parte dos partidos e apelou que estes apresentem suas candidaturas atempadamente de modo a evitar enchentes no último dia, o que poderá comprometer o processo.

“Tivemos o caso da associação dos transportadores de Gaza AstroGaza, que quis se candidatar, mas acabou desistindo. Contudo, temos a dizer que apenas temos um partido que formalizou a sua candidatura e uma associação civil, pois apelamos para que os partidos o façam o mais breve possível de modo que caso de haja algumas irregularidades possam ainda rectificar”, referiu Beirão.

Recomendado para si:  IMD e AR assinam memorando para promover boa governação e inclusão democrática

Entre as candidaturas apresentadas para as eleições autárquicas deste o início do processo no passado dia 7 do corrente mês, encontra-se a do Partido para a Reconciliação Nacional (PARENA), que procedeu com a formalização da mesma ontem (terça-feira), na sede da Comissão Nacional de Eleições, em Maputo, tornando-se, dessa forma, o primeiro partido nacional a inscrever-se para este escrutínio no País.

Este partido, encabeçado por Ernesto Armando Cossa, vai concorrer às presidências municipais na Matola, cidade de Maputo e da Beira, e aos assentos nas respectivas Assembleias Municipais.

Falando na ocasião, Ernesto Cossa, presidente do PARENA disse que o seu partido está empenhado em desenhar estratégias para conseguir convencer e mostrar aos eleitores melhor manifesto e alternativa governativa.

Cossa disse ainda que o partido PARENA deverá apresentar ainda ao longo da semana candidaturas para outros municípios.

O processo de apresentação de candidaturas para eleições autárquicas teve seu início a 7 de Agosto corrente com término previsto para o próximo dia 6 de Setembro e as respectivas eleições marcadas para 20 de Novembro do corrente ano.