O Ministério da Educação (MINED) considera que Moçambique está perto de alcançar as Metas do Desenvolvimento do Milénio (ODM) no tocante à garantia do acesso universal à educação básica, mas reconhece que a qualidade ainda está longe do desejável.
A meta número dois dos ODM desafia os países do mundo a garantirem que todas as crianças concluam o ensino primário básico até 2015. A meta é válida tanto para rapazes como para raparigas.
Reunidos em Conselho Coordenador, que decorre em Gondola, província central de Manica, os quadros do MINED estão satisfeitos com os resultados alcançados na inscrição de crianças em idade escolar, mas reconhecem haver ainda muito trabalho por se fazer no concernente à melhoria do aproveitamento dos alunos.
“Em termos de acesso, nós estamos positivamente a caminho de atingir as metas definidas. Acesso significa a possibilidade de colocarmos as crianças na escola. Hoje estamos a cerca de 90 por cento, tanto em termos de rapazes como de raparigas”, disse Eurico Banze, porta-voz deste conselho coordenador, falando ontem a jornalistas.
Contudo, Banze anotou que “continuamos com alguma preocupação em relação à conclusão, onde as taxas são ainda baixas, por isso mesmo, todo o esforço que precisamos de fazer é ultrapassar os problemas que afectam a qualidade de ensino e o aproveitamento escolar”.
De acordo com a fonte, citada pela AIM, em determinados níveis do ensino primário, as taxas de conclusão situam-se abaixo de 50 por cento, o que “não é bom… mas o esforço continua a ser feito para que possamos atingir níveis significativos”.
Entretanto, os desafios também prevalecem no que toca à questão do género. No seu discurso de abertura, esta quarta-feira, o ministro do pelouro, Augusto Jone, disse que a participação da rapariga no ensino primário se situa nos 48 por cento em média nacional, havendo, contudo, províncias onde esta cifra não foi alcançada.
“Por isso, esforços tendo em vista o incremento da participação e retenção da rapariga na escola devem continuar a ser realizados, através da criação de um ambiente escolar seguro e motivador para raparigas e rapazes, e dinamização da acção dos conselhos de escola junto das comunidades”, disse o governante.
O MINED acredita que uma das formas de acelerar o aumento do acesso à escola é a expansão da rede escolar, particularmente do ensino primário do segundo grau, uma medida considerada fundamental para garantir a conclusão dos sete anos de escolaridade que compreendem o ensino primário.