Um centro infantil criado em 2006 pela organização não-governamental dinamarquesa – a IBIS Moçambique, vai passar para a gestão moçambicana este ano num processo global da IBIS que visa envolver as organizações nacionais na gestão dos projectos que têm vindo a ser implementados em Moçambique.
Com base num acordo assinado na manhã de sexta-feira última em Maputo, o Centro de Criança Feliz, localizado no bairro de Laulane, passa a ser gerido pela organização moçambicana “Reencontro”.
O acordo foi assinado pela directora nacional da IBIS, Anne Hoff, e pela presidente do Conselho de Direcção da Reencontro, Guilhermina Langa.
Numa primeira fase, a gestão do centro será conjunta e 18 meses depois só a “Reencontro” ficará a velar pelo centro infantil.
“O centro foi criado pela IBIS em 2006 e achamos que chegou à altura de passar a gestão para uma organização moçambicana. Escolhemos a Reencontro porque já vem trabalhando connosco neste projecto e achamos que com a nossa ajuda irá conseguir angariar fundos junto de outros parceiros,” disse a directora nacional da IBIS, Anne Hoff.
Para a presidente do Conselho de Direcção da Reencontro, a sua organização está preparada para prosseguir com as actividades.
“Estamos preparados, mas o grande desafio agora é começar a procurar outras entidades para apoiar o projecto, quando as nossas actividades, no prazo de dezoito meses, terminarem,” disse Guilhermina Langa.
No Centro Criança Feliz há 180 crianças matriculadas que para além das aulas normais do sistema nacional de educação os alunos têm participado em cursos de informática, costura, artes plásticas e outros.