Politica Guebuza na reunião de jovens em Nampula

Guebuza na reunião de jovens em Nampula

O Presidente da República, Armando Guebuza, é esperado esta Segunda-feira na província de Nampula, norte de Moçambique, para uma visita de trabalho de menos de 24 horas.

Em Nampula, o estadista moçambicano tomará parte na sessão de abertura do 3/o Encontro Nacional da Juventude que vai decorrer no Posto Administrativo de Anchilo, distrito de Rapale, até a próxima Quinta-feira.

Mais de 500 participantes, na sua maioria jovens provenientes de todos os cantos do país, já se encontram em Anchilo, para participar no evento.

“Jovens Transformando Desafios em Oportunidades” é o lema da reunião juvenil, cujo objectivo é reflectir sobre os principais desafios dos jovens moçambicanos e definir as estratégias de intervenção para dar resposta aos seus anseios.

Momentos antes de orientar a sessão de abertura, Guebuza vai inaugurar uma exposição de jovens empreendedores, visitar uma feira agrícola e de saúde nutricional, para além de ser homenageado pelos seus feitos no desenvolvimento de Moçambique.

A homenagem consistirá na leitura de uma mensagem e entrega de um presente pelo Presidente do Conselho Nacional da Juventude, Oswaldo Petersburgo.

Recomendado para si:  Moçambique ratifica acordos internacionais de extradição e transferência de condenados

Os encontros nacionais da juventude constituem uma plataforma estratégica de reflexão sobre os assuntos da juventude, consolidação da unidade nacional, patriotismo, espírito participativo e da paz, o diálogo inter -geracional, democracia, hábitos de vida saudáveis e a elevação da auto-estima dos próprios jovens.

Nesta perspectiva, foram realizados dois históricos encontros nacionais da juventude. O primeiro em 2002, no distrito de Chokwe, província meridional de Gaza, e o segundo, havido em 2008, em Cheringoma, província central de Sofala.

Em Anchilo, várias apresentações serão feitas durante +sobretudo no que tange as realizações do governo durante o período que separa o encontro de Cheringoma do presente. A reunião terminará com a adopção da Declaração de Rapale.