O Presidente da República, Armando Guebuza, é esperado esta Segunda-feira na província de Nampula, norte de Moçambique, para uma visita de trabalho de menos de 24 horas.
Em Nampula, o estadista moçambicano tomará parte na sessão de abertura do 3/o Encontro Nacional da Juventude que vai decorrer no Posto Administrativo de Anchilo, distrito de Rapale, até a próxima Quinta-feira.
Mais de 500 participantes, na sua maioria jovens provenientes de todos os cantos do país, já se encontram em Anchilo, para participar no evento.
“Jovens Transformando Desafios em Oportunidades” é o lema da reunião juvenil, cujo objectivo é reflectir sobre os principais desafios dos jovens moçambicanos e definir as estratégias de intervenção para dar resposta aos seus anseios.
Momentos antes de orientar a sessão de abertura, Guebuza vai inaugurar uma exposição de jovens empreendedores, visitar uma feira agrícola e de saúde nutricional, para além de ser homenageado pelos seus feitos no desenvolvimento de Moçambique.
A homenagem consistirá na leitura de uma mensagem e entrega de um presente pelo Presidente do Conselho Nacional da Juventude, Oswaldo Petersburgo.
Os encontros nacionais da juventude constituem uma plataforma estratégica de reflexão sobre os assuntos da juventude, consolidação da unidade nacional, patriotismo, espírito participativo e da paz, o diálogo inter -geracional, democracia, hábitos de vida saudáveis e a elevação da auto-estima dos próprios jovens.
Nesta perspectiva, foram realizados dois históricos encontros nacionais da juventude. O primeiro em 2002, no distrito de Chokwe, província meridional de Gaza, e o segundo, havido em 2008, em Cheringoma, província central de Sofala.
Em Anchilo, várias apresentações serão feitas durante +sobretudo no que tange as realizações do governo durante o período que separa o encontro de Cheringoma do presente. A reunião terminará com a adopção da Declaração de Rapale.