Segundo João Mudema, secretário para Organização e Formação, outros 17 “camaradas” também estão na lista dos pré-concorrentes a presidentes dos conselhos municipais naquela região do país.
Destes, destaque vai para os nomes de Benedito Guimino e Clemente Boca, edis em exercício no seu primeiro mandato pelos municípios de Inhambane e Massinga, respectivamente. Guimino sucedeu Lourenço da Silva Macule no ano passado, falecido por doença.
Em Vilankulo onde o actual Presidente Suleimane Amuge, não se recandidatou, a Frelimo arrolou três membros seniores, sendo Jeremias Macubela, vereador desde a criação do município naquela região, Abílio Machado, professor e actual presidente da Assembleia Municipal, Tomas Sansão Manhiça e Eduardo Oliveira Nhamirre, ambos docentes e que entram na corrida da sucessão do Suleimane Amuge , enquanto Auneta Sidumo, também professora, retirou-se da corrida.
Na Maxixe, foram pré-seleccionados quatro concorrentes para a substituição do actual edil, Narciso Pedro. Trata-se de Simão Rafael, professor e antigo primeiro secretário do partido, Ernesto Tafula, também docente e actual delegado provincial da Inspecção Administrativa e vice -Presidente da Assembleia Municipal, José Saloque Guitimela, jovem e militante do partido, e Cândida Rafael Muthemba, secretária da Organização da Mulher Moçambicana. Mamudo Abdul empresário retirou a sua candidatura ao meio da caminhada.
Na nova autarquia de Quissico, concorrem 76 nomes para fazerem parte da primeira Assembleia Municipal, e três para a presidência do Município, nomeadamente, Abílio José Paulo, Valeriano Missai e André Manuel Bata.
Na Massinga, Clemente Boca, edil em funções, figura na lista dos pré-candidatos da Frelimo acompanhado por Alberto Rungo Macucha e Florentina Enosse Ventura.
Na capital provincial, quase todas células, apostaram no actual edil, pois, Benedito Guimino, sabendo-se que concorrem para o seu lugar Celina Abraão, funcionário do governo provincial e Anastácio Caetano, antigo colega de trabalho do Guimino na Escola secundária de Muelé.
Noticias

















