Politica Programa de governação executado em 97 por cento

Programa de governação executado em 97 por cento

Falando quinta-feira por ocasião do 27º aniversário de elevação da autarquia à categoria de cidade, o edil Manuel Cambezo indicou que “ a execução do actual programa de governação situa-se em 97 por cento, tendo sido realizadas as principais actividades, em resposta ao compromisso assumido através do manifesto eleitoral”.

Com efeito, foi adquirida uma moto niveladora para manutenção das estradas; foi feita a pavimentação de um quilómetro de valas de drenagem; expansão de água canalizada numa extensão de 82 quilómetros; para além da electrificação de vários bairros.

Segundo Cambezo, no período em análise, foram construídos sete sanitários escolares, uma ponteca que liga os bairros de Mandruzi-Macharote; e foi feita manutenção permanente das vias de acesso numa extensão de 32 quilómetros e decorre a reabilitada da rua que dá acesso ao bairro de Thundane, com uma extensão de 13 quilómetros.

De igual modo, foram adquiridos um camião porta-contentor basculante e uma camioneta para a recolha de lixo, aquisição de 16 contentores e 460 tambores para depósito de resíduos sólidos, criadas dez florestas comunitárias, expansão da rede comercial e industrial, entre outros.

Na área sanitária foi construído e apetrechado um centro de saúde de tipo-3 com duas residências para os enfermeiros em Thundane, aquisição de uma viatura e três bicicletas ambulâncias, formadas 60 mulheres em matéria de corte e costura, no âmbito de promoção de auto-emprego.

Ainda no balanço das realizações dos órgãos autárquicos nestes cinco anos, o edil do Dondo enumerou a construção de quatro salas de aula, dois blocos administrativos nos bairros de Thundane e Samora Machel, para além de ter mencionado a reabilitação do campo municipal e o apetrechamento, em 160 carteiras, das escolas de Thundane e dos Combatentes, em Canhandula.

Também foram construídas duas sedes das localidades municipais em Nhamayabwe e Mafarinha, equipada a polícia municipal em meios e recursos humanos, incluindo instalação de uma equipa de bombeiros.

“Como se pode constatar, durante estes últimos cinco anos, houve um trabalho árduo para garantir a implementação destas actividades e sonhamos deste Dondo em cidade grande, bela, atractiva e até satélite nos próximos anos”-concluiu Cambezo. A cidade do Dondo conta com fábricas de cimento, chapas de fibrocimento para cobertura dos imóveis, travessas de betão armado para linha férrea, produção florestal, etanol, entre outras. Tal urbe possui dois estabelecimentos de ensino superior, quatro instituições bancárias, um supermercado e várias lojas.

Noticias

Destaques da semana