Economia Agricultura MANICA – Reduz produção pecuária familiar

MANICA – Reduz produção pecuária familiar

O director provincial do Plano e Finanças, Virgulino Nhate, que revelou o facto, disse que contrariamente àqueles indicadores, a produção pecuária do sector empresarial registou, durante o mesmo período, um crescimento de 759,8 por cento, uma situação justificada pela entrada em funcionamento na província, de dois matadouros, nomeadamente a Mozbife e Mozagri.

Por seu turno, a comercialização de produtos pecuários, de acordo com Nhate, registou um crescimento no tocante à carne bovina de 162,9 por cento, seguida da caprina com 93,1 por cento. A codorniz com 33,4 por cento e ovos com 6,7 por cento, também registaram um crescimento assinalável.

Em termos de comercialização de iogurte, a fonte revelou ter sido registado um decréscimo na ordem de 88,6 por cento, o mesmo que aconteceu com o leite que atingiu um défice de 75,5 por cento. Estes decréscimos deveram-se ao surto de tuberculose detectado no gado bovino em 2012, que resultou no abate de cerca de 250 cabeças leiteiras, na sua maioria pertencentes à então empresa Gouda Gold.

Virgulino Nhate que fazia o balanço do Plano Económico e Social (PES) referente ao primeiro trimestre deste ano, disse que, no global, os sectores da Agricultura e Pecuária registaram um crescimento de 98,8 por cento ao passar de 619,19 milhões de meticais no primeiro trimestre de 2012 para 1.231,18 milhões de meticais no primeiro trimestre deste ano.

Por seu turno, de acordo com a fonte, o sub-sector da agricultura empresarial registou um crescimento na ordem de 38,6 por cento, enquanto o sub-sector da agricultura familiar decresceu em 3,7 por cento devido à redução na produtividade dos cajueiros.

Ainda no concernente ao decréscimo registado na produção dos produtos agrícolas para exportação, apontam-se como causas a redução na produtividade dos cajueiros e a desmotivação dos produtores na realização do maneio do cajual, face à fraca comercialização resultante do baixo preço de mercado.

Víctor Machirica – Noticias