Sociedade Meio Ambiente INHAMBANE – Capital provincial inicia reabilitação de estradas

INHAMBANE – Capital provincial inicia reabilitação de estradas

De acordo com o Presidente do Município de Inhambane, Benedito Guimino, o projecto que iniciou no último fim-de-semana, está orçada em pouco mais de 13 milhões de meticais, sendo 10 milhões financiados pelo Fundo Nacional de Estradas e o remanescente do Conselho Municipal local.

Na primeira fase desta empreitada, foram contemplados alguns troços de quatro estradas, nomeadamente a rua que parte do Instituto Industrial até à Escola Secundária de Muelé no bairro Liberdade-I, rua do Matadouro até ao Mercado Giló, no bairro Chalambe-II, a rua do quartel, no bairro Chalambe-I e a rua que liga o bairro Siquiriva, na estrada que vai à praia de Tofo.

No último sábado e durante a cerimónia de lançamento da primeira pedra para a implementação do projecto, Benedito Guimino explicou aos presentes que a primeira fase do empreendimento tem a duração de três meses. Referiu que a segunda fase vai contemplar alguns troços daquelas estradas bem como o inicio de outras, facto que deverá ocorrer no quarto trimestre do presente ano.

O presidente do município disse que é objectivo da edilidade melhorar a transitabilidade de todas as rodovias da urbe mas limitações de ordem financeira não permitem, razão pela qual, segundo explicou, as secções em falta serão contempladas na segunda fase.

“Reconhecemos que a nível dos bairros não estamos bem no que tange a livre circulação de pessoas e bens. É difícil fazer qualquer operação de socorro quando ocorre um incêndio, por exemplo. Devido ao facto desenhamos este projecto de reabilitação de ruas que estão em más condições bem como de abertura de outras para permitir melhor movimentação de viaturas em todos bairros da cidade”, disse Benedito Guimino.

A tecnologia a ser aplicada na reabilitação das estradas que dão acesso à zona de cimento é de colocação de pavê pelo facto de ser menos onerosa a sua manutenção.

Para a implementação, a edilidade procedeu à aquisição de equipamento para a fabricação de pavê a ser utilizado na reabilitação de estradas bem assim de uma pá escavadora. Para operar este material, foi capacitada uma equipa constituída por operários do município.

O Presidente do Conselho Municipal da cidade de Inhambane não revelou, no entanto, os bairros que vão beneficiar, ainda este ano, da abertura de novas ruas.

Noticias