As precárias condições de segurança no trabalho, propiciam a ocorrência de acidentes laborais nas empresas do ramo de construção civil e madeira, na província de Tete.
A informação foi avançada pelo secretário provincial do Sindicato Nacional dos Trabalhadores da Indústria de Construção Civil, Madeira e Minas em Tete, Fernando Raisse.
Fernando Raisse disse que a situação é mais preocupante quando se descobre que muitas dessas empresas não reportam as ocorrências ao sindicato, de modo a passarem despercebidas.
O secretário do SINTICIN salientou que só se apercebe de acidentes fatais ou outros, quando os familiares ali se dirigem para denunciar a falta de pagamento de pensões, por parte dos empregadores.
Esta atitude inquieta o sindicato, porque prejudica a classe trabalhadora, já que a família das vítimas não se beneficia de qualquer direito, como a pensão de sobrevivência ou de invalidez.
Segundo Fernando Raisse, de Junho do ano passado a Junho deste ano, foram registados cinco acidentes fatais, nos sectores de construção e madeira.
RM