Sociedade Detidos etíopes com vistos falsos em Nampula

Detidos etíopes com vistos falsos em Nampula

 

Seis cidadãos de nacionalidade etíope estão a contas com a Polícia da República de Moçambique na cidade de Nampula, acusados de ostentarem vistos falsos em seus passaportes. Os referidos imigrantes ilegais desembarcaram no aeroporto de Nampula num voo da companhia queniana, Kenya Airlines.

Segundo o porta-voz do comando da Polícia, Pedro Cossa, que falava ontem em Maputo no habitual briefing com a Imprensa, para além de vistos falsos, os cidadãos não explicaram, com clareza, o motivo da sua vinda a Moçambique, local de hospedagem e meios de subsistência. “Neste momento aguardam pelo repatriamento”, disse Cossa.

Outras detenções

No mesmo período, foram detidos 1205 violadores de fronteiras que tentavam entrar no País através de meios ilegais. Da vizinha África do Sul foram repatriados 46 cidadãos nacionais, dos quais nove mulheres, 10 crianças, 27 homens.

Acidentes causam 29 mortes em uma semana

Na semana em análise, 29 pessoas perderam a vida, 20 contraíram ferimentos graves e 21 ligeiros, na sequência de 44 acidentes de viação ocorridos em todo o País. O maior número de acidentes foi do tipo atropelamento carro peão (20), seguido de choque entre carros (9) e despiste e capotamento (8). Pedro Cossa disse que a maioria dos casos resulta de excesso de velocidade, má travessia de peões.

Recomendado para si:  SERNIC captura suspeito de chantagear mulheres com vídeos íntimos em Pemba

Cossa referiu ainda que a falta de responsabilidade de alguns pais, que deixam seus filhos conduzir sem que estes estejam habilitados a exercer esta actividade, e ausência do respeito moral na via pública, constituem um dos factores que retarda a materialização da redução de acidentes de viação. “Alguns pais entregam carros aos seus filhos para conduzir, isso demonstra a irresponsabilidade, porque a responsabilidade deveria ser um serviço de todos nós como sociedade, como forma de contribuir para a redução dos acidentes de viação”, disse.

Pedro Cossa considerou igualmente a condução sob efeito de álcool como um dos factores que levam a acidentes, tendo registado durante a semana passada cerca de 94 condutores interpelados a conduzir em estado de embriaguez.

Canal Moz