Continuam desconhecidas as razões que levaram ao descarrilamento e tombo esta segunda-feira de 23 vagões carregados de carvão da multinacional Rio Tinto ao longo da Linha de Sena, entre o apeadeiro de Murraça e Magagade.
Através de um e-mail, a Rio Tinto confirmou ao Canalmoz o incidente. “A Rio Tinto confirma que 23 vagões de um dos seus comboios descarrilaram na Linha de Sena, no dia 15 de Julho corrente. Felizmente, não há danos humanos. Os CFM, com o apoio da Rio Tinto, estão a trabalhar no sentido de reabrir a linha ao tráfego, o mais rápido possível”, esclarece um correio electrónico do Gabinete de Comunicação da Rio Tinto.
Segundo a Rio Tinto, está em curso uma investigação para determinar as causas e as consequências detalhadas do acidente.
Na tarde de ontem, a empresa pública Caminhos de Ferro de Moçambique (CFM), enviou um comunicado de Imprensa a informar que “já se encontra no local de descarrilamento com o equipamento uma equipe de socorro dos CFM incluindo peritos que irão averiguar as reais causas do sucedido, e realizar trabalhos com vista a uma reposição rápida da circulação prevendo-se que a conclusão dos trabalhos aconteça nos próximos dias”.
Não é a primeira vez que vagões da Rio Tinto descarrilam na linha de Sena. Nos finais do ano passado, dez (10) vagões da Rio Tinto, que transportavam carvão de Moatize para o Porto da Beira, também tombaram na mesma linha. Em Dezembro voltou a registar-se outro descarrilamento.
Canal Moz