Politica Moçambique e Suécia – Manifestado desejo de cooperação parlamentar

Moçambique e Suécia – Manifestado desejo de cooperação parlamentar

Esta pretensão foi manifestada quinta-feira durante o encontro oficial realizado na sede do Parlamento sueco, no âmbito da visita que a líder da Assembleia da República efectua àquele país escandinavo, que hoje termina, a convite do seu homólogo sueco.

Verónica Macamo disse, na ocasião, ao seu homólogo sueco que esta visita visa, essencialmente, identificar as possíveis áreas para cooperação parlamentar e partilhar experiências no campo administrativo com o objectivo de elevar cada vez mais a capacidade institucional do parlamento.

“Temos no nosso Parlamento vários desafios pela frente, cujo sucesso depende, em parte, de maior intercâmbio e aprendizagem com outros modelos parlamentares e sistemas democráticos já consolidados e a Suécia é um bom exemplo”, explicou a Presidente da AR.

Na sua intervenção, Macamo deu uma explicação detalhada sobre o funcionamento da AR, destacando o facto de esta instituição estar a funcionar com base em regras de um Estado de Direito Democrático, assente na separação de poderes. Os órgãos do Estado funcionam na base do princípio da independência e da interdependência.

Informou que o país vive um clima de paz e estabilidade política e todas as forças vivas da nossa sociedade encontram-se engajadas na luta pelo desenvolvimento e consolidação do Estado de direito.

Para a Presidente Macamo, o principal desafio dos moçambicanos é o combate à pobreza, fenómeno que infelizmente, ainda afecta grande parte da população.

De acordo com a chefe da delegação parlamentar moçambicana que visita a Suécia, o espectro da pobreza é agravado por catástrofes naturais, como por exemplo a seca, inundações, bem como a existência de doenças endémicas, em particular a pandemia do “HIV/SIDA”.

Moçambique e Suécia - Manifestado desejo de cooperação parlamentar

No que concerne à economia, segundo a presidente da AR, o país tem vindo a crescer de forma sustentável, com uma taxa acima do crescimento médio da região, o que tem constituído uma almofada face aos impactos negativos da crise financeira mundial.

Recomendado para si:  Governo reforça aviso prévio para enfrentar eventos climáticos

Para ela, o potencial dos recursos naturais, designadamente gás, carvão, e pedras preciosas faz nascer nos moçambicanos uma grande esperança de que o futuro poderá ser promissor.

Na ocasião, Verónica Macamo entregou ao seu homólogo sueco uma mensagem de amizade e admiração dos deputados e do povo moçambicano para com o povo irmão da Suécia e endereçou a Per Westerberg um convite para visitar Moçambique no primeiro semestre do próximo ano.

Por seu turno, o Presidente do Parlamento sueco revelou que a sua instituição e o povo sueco estão satisfeitos com os progressos políticos e socioeconómicos que estão a ocorrer em África, em geral, e em Moçambique, em particular.

“Hoje, Moçambique está a crescer a um ritmo satisfatório e tem uma democracia baseada nos direitos humanos”, vincou o Presidente Westerberg.

Para ele, o estabelecimento da cooperação entre os dois parlamentos será muito benéfica para os dois países e povos por que, segundo disse, existem muitas semelhanças na organização e funcionamento entre ambos.

A delegação parlamentar moçambicana, chefiada pela respectiva presidente e composta pela deputada e relatora da bancada parlamentar da Frelimo, Telmina Pereira, em representação da chefe daquele grupo parlamentar; a chefe da bancada parlamentar da Renamo, Maria Angelina Dique Inoque; o chefe do grupo parlamentar do MDM, Lutero Simango; o relator da comissão de Relações Internacionais, Carlos Siliya, e o Secretário-geral da AR, Mário Coreia, entre outros funcionários da AR.

Noticias

Destaques da semana