Sociedade Saúde Ministério da Saúde anuncia contratação de 100 médicos

Ministério da Saúde anuncia contratação de 100 médicos

Trata-se de uma contratação de rotina. Ou seja, acontece anualmente quando as universidades lançam para o mercado os seus graduados na área de medicina e já estavam previstos no Plano Económico e Social”.

O Ministério da Saúde vai contratar perto de 100 novos médicos, revelou, ontem, a porta-voz do Ministério da Saúde, Francelina Romão. São cerca de 60 médicos recém-graduados pela Universidade Eduardo Mondlane e 30 pela Universidade Católica de Moçambique. Francelina Romão explicou, entretanto, que esta contratação não tem nenhuma relação com a greve do pessoal de saúde, que vem se registando desde o dia 20 de Maio último.

Ministério da Saúde anuncia contratação de 100 médicos

“Trata-se de uma contratação de rotina. Ou seja, acontece anualmente quando as universidades lançam para o mercado os seus graduados na área de medicina e já estavam previstos no Plano Económico e Social”. Com estes pronunciamentos, Francelina Romão esclarece alguns equívocos, segundo os quais os 100 médicos fariam face aos problemas causados pela greve dos médicos.

Aliás, para além destes, Francelina diz que ainda se vai contratar outro pessoal de saúde, em Junho, quando os institutos de saúde lançarem para o mercado os seus graduados. Serão maioritariamente enfermeiros, mas também alguns técnicos de laboratório. “Todos os anos absorvemos todos os graduados neste sector. Foi assim ano passado e será assim no próximo ano”, explicou, acrescentado que o processo de contratação deste pessoal iniciou na semana passada e já está numa fase avançada, o que significa que nos próximos dias já estarão no sistema a trabalhar.

Recomendado para si:  Professores de Inhambane contestam cálculo de horas extras e exigem pagamento integral

O País