Sociedade Educação IV Edição do Orçamento Participativo – Reabilitação de escolas prioridade dos munícipes

IV Edição do Orçamento Participativo – Reabilitação de escolas prioridade dos munícipes

Este é o resultado da auscultação feita em reuniões populares que culminou com a selecção, através de um processo de votação, das propostas de projectos a serem executados ao longo do próximo ano.

As 16 propostas eleitas pelos munícipes deverão passar por uma fase de avaliação e validação técnica a ser liderada por uma equipa do Departamento de Estudos e Projectos do Conselho Municipal de Maputo (CMM), na presença dos respectivos grupos de monitoria escolhidos em cada um dos bairros.

No Distrito Municipal KaMaxaquene, os bairros de Maxaquene B e D votaram mais na reabilitação das escolas primárias completas Maxaquene B e Comunitária 4 de Outubro, respectivamente. Mesma escolha foi efectuada no bairro da Polana Caniço A, com os residentes a pedirem a restauração da respectiva escola primária. Já no bairro da Polana Caniço B, a população apontou a melhoria das casas de banho do Centro de Saúde da Polana Caniço B como sendo o projecto prioritário.

IV Edição do Orçamento Participativo - Reabilitação de escolas prioridade dos munícipes

Quanto ao Distrito Municipal KaMavota, os residentes do bairro de Mavalane B votaram maioritariamente na construção do centro informático na escola primária completa Mavalane B, os do Hulene A no melhoramento primária local. Opção diferente foi apresentada pelos munícipes do Hulene B e Mavalane A que optaram pela reabilitação do mercado de Mavalane.

Recomendado para si:  Segurança ferroviária em Moçambique gera preocupação pública

Enquanto isso, no Distrito Municipal KaMubukwana, o bairro de 25 de Junho B votou maioritariamente na proposta de construção de valas de drenagem, no Magoanine A foi eleita a reabilitação da escola primária completa da zona, no Malhazine a escola primária local e, no Bagamoio, a restauração do campo de futebol arrecadou maior número de votos por parte dos munícipes residentes.

O Programa do Orçamento Participativo é implementado desde 2004 pelo CMM no âmbito do PROMAPUTO (Programa de Desenvolvimento Municipal de Maputo), com o objectivo de criar espaço de convivência democrática pautando pelo debate público na tomada de decisões sobre a alocação de recursos públicos em prol do desenvolvimento.

Noticias