Sociedade Meio Ambiente Hospital Provincial Tete recebe equipamento médico-cirúrgico

Hospital Provincial Tete recebe equipamento médico-cirúrgico

O material é um donativo da empresa mineradora Rio Tinto, em Moçambique, sendo que o mesmo está orçado em cerca de 2.5 milhões de dólares americanos e será redistribuído pelos hospitais centrais da Beira, Maputo e Centro de Saúde de Moatize.

No acto da entrega, Andrew Woodley, director-geral da Rio Tinto Moçambique, referiu que estes suprimentos e equipamentos médicos vão melhorar a prestação de serviço nos hospitais e ajudar a melhorar a saúde comunitária.

“Hoje estamos em coordenação com o Gabinete da Primeira-Dama da República e estamos a oferecer parte deste material ao Hospital Provincial de Tete. Outros dois contentores vão brevemente chegar ao país para o Hospital Central de Maputo. Aguardamos ainda para breve a recepção de um outro “kit” de equipamento para Moçambique” – disse Andrew Woodley.

Aquele responsável disse ainda que este apoio é um exemplo do compromisso da Rio Tinto, em Moçambique, que está igualmente a trabalhar no desenvolvimento do seu negócio no país, procurando, na medida do possível, atrair benefícios significativos para as comunidades moçambicanas.

De salientar que nas província de Tete e Sofala, principalmente ao longo da linha férrea de Sena, que liga a vila de Moatize à cidade da Beira, a Rio Tinto está a implementar programas pró-activos de saúde e segurança ferroviária.

“Os nossos programas de saúde estão focados no HIV/SIDA e malária. Estamos a trabalhar com os Caminhos-de-Ferro de Moçambique e com todas as comunidades atravessadas pela ferrovia para mantê-las sempre seguras e longe das áreas de circulação das locomotivas”, apontou o representante da Rio Tinto em Moçambique.

Sabe-se que o equipamento ora entregue ao Ministério da Saúde foi comprado com um valor superior a 2.5 milhões de dólares norte-americanos angariados durante o oitavo almoço anual das primeiras-damas patrocinado pela Rio Tinto, em parceria com o Projecto CURE, após o discurso da primeira-dama de Moçambique, Maria da Luz Guebuza.

Na ocasião, usando da palavra, Maria da Luz Guebuza afirmou que a construção das unidades sanitárias e infra-estruturas que prestam serviços sociais constitui uma das prioridades do Governo moçambicano, a fim de assegurar o bem-estar da sua população.

“São estes desafios que nos movem a procurarmos mãos parcerias nacionais, internacionais, público-privadas, que de mãos dadas com outras forças vivas da sociedade têm contribuído para o fortalecimento de um Serviço Nacional de Saúde com qualidade crescente” – apontou a primeira-dama de Moçambique.
Por seu turno, Francisco Mbofana, representante do Ministério de Saúde, disse que a província de Tete passa a ter serviços de cuidados intensivos de padrão internacional, o que irá permitir a redução da mortalidade por falta de equipamento adequado.

“O material que acabamos de receber e o outro ainda a caminho vão aliviar a pressão sobre o MISAU no que tange ao apetrechamento das unidades sanitárias e assim o Ministério vai concentrar-se em outras unidades sanitária que ainda não dispõem de equipamento médico e cirúrgico para corresponder às actuais exigências de prestação de melhor serviço às comunidades” – disse Francisco Mbofana.

Noticias