Sociedade Criminalidade Detido jovens que transferiam dinheiro através da internet

Detido jovens que transferiam dinheiro através da internet

Quatro jovens provenientes da cidade de Maputo e vila da Macia, na província de Gaza, foram presos na tarde do passado domingo, na cidade municipal de Manica, quando tentavam clonar cartões de bancos numa caixa de pagamentos automáticos, vulgo ATM.

Tratam-se de Élvio Neves e Alfiado Joaquim Laiane, de 24 e 25 anos de idade, respectivamente, ambos residentes na avenida Milagre Mabote, no Bairro de Maxaquene B, na cidade de Maputo, e ainda Tomás Leopoldino e Nelson António Pacule, de 22 e 24 anos de idade, respectivamente, residentes na vila da Macia, província de Gaza.

Os mesmos encontravam-se hospedados numa das estâncias hoteleiras daquela cidade, desde quinta-feira passada, segundo explicou o chefe de operações do Comando da Polícia da República de Moçambique em Manica, Gelindo Baltazar Vumbuca.

Os jovens faziam-se transportar numa viatura de marca Nissan Elgrand, com chapa de inscrição ABN 967 MC.

De acordo com a fonte, os jovens usavam esquemas criminais sofisticados que consistiam em efectuar transacções bancárias através do uso de internet para clonar cartões de débitos das suas vítimas. O acesso aos códigos pessoais era feito por via de uma câmara oculta, com sistema conectado a celulares, com imagens que podiam ser vistas, no mesmo instante, no interior da viatura que usavam. `Eles andavam dois a dois, intercalando-se de forma escalada para não fazerem entender aos clientes que se dirigiam às ATM das suas pretensões, enquanto os outros faziam o controlo dos códigos, procedendo assim à clonagem no interior da viatura´, explicou Gelindo Vumbuca.

Recomendado para si:  SERNIC captura suspeito de chantagear mulheres com vídeos íntimos em Pemba

O País