Para o efeito, a edilidade vai adquirir autocarros em número não especificado para fazer face às necessidades dos munícipes das cidades de Maputo e da Matola e dos distritos de Marracuene e Boane.
Estes dados foram revelados ontem, em Maputo, durante a cerimónia de apresentação do Plano Director de Mobilidade e Transporte para a área Metropolitana de Maputo com o objectivo de resolver, de forma definitiva, o problema de mobilidade e transporte e minimizar, desta forma, o sofrimento das pessoas no que ao transporte diz respeito.
O plano prevê, entre outros projectos, a construção de um corredor exclusivo para a circulação de autocarros articulados e reduzir o tempo de espera do passageiro e metro.
Segundo o Presidente do Conselho Municipal da cidade de Maputo, David Simango, que falava momentos após o lançamento do Plano, a edificação do corredor exclusivo para autocarros não vai implicar a eliminação imediata dos transportadores semi-colectivo de passageiros.
“Depois da construção do corredor exclusivo, os transportadores vão ser reorientados para transportar pessoas até um determinado local, de onde estas apanharão os autocarros para o centro da cidade”, disse Simango.
Acrescentou que com a maior disponibilidade de transporte, o próprio munícipe vai exigir serviços de qualidade e automaticamente os “chapas” deixarão de operar no centro da cidade.
Soubemos de David Simango que se pode abrir uma hipótese de alguns transportadores concorrer em pequenas empresas para operar no corredor exclusivo a ser construído em avenidas identificadas.
Para o presidente do Município de Maputo, o Plano representa mais um desafio, cujos objectivos só serão alcançados com a colaboração e participação activa de todos os intervenientes no processo.
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