Sociedade Meio Ambiente Tráfego condicionado na EN1 e Av. Angola

Tráfego condicionado na EN1 e Av. Angola

A entrada em vigor desta medida será feita em simultâneo com o condicionamento na Av. de Angola, que passará à mesma hora a ser de sentido único, para o centro da cidade, a partir do cruzamento com a Gago Coutinho até à Joaquim Chissano.

No entanto, nesta mesma via, a Av. de Angola, o tráfego deverá tomar um único sentido na direcção contrária, do sul – norte, ou seja a partir da avenida Joaquim Chissano, no intervalo das 15.00 às 18.00 horas, período em que o trânsito é intenso à saída do centro da cidade.

Pretende-se com estas medidas facilitar a entrada e saída de viaturas do centro da capital, tal como explicou o vereador de Transportes e Trânsito no município de Maputo, João Matlombe.

Matlombe afirmou que para tal foram criadas as condições para a operacionalização destas medidas, entre as quais a colocação de sinais na avenida de Angola e a preparação do pessoal de apoio para intervir na Av. de Moçambique.

“Fizemos o último ensaio na manhã de Sábado e já concluímos a sinalização da avenida de Angola, daí termos certeza que estão criadas todas as condições para o condicionamento destas vias”, garantiu Matlombe.

O trabalho está a ser realizado pelo Conselho Municipal de Maputo em coordenação com o Instituto Nacional de Transportes Terrestres e Rodoviários (INATTER), a Administração Nacional de Estradas (ANE) e a Polícia de Trânsito (PT).

Tráfego condicionado na EN1 e Av. Angola

A implementação destas medidas será baseada na experiência da Estrada Nacional Número Quatro (EN4), a partir da portagem de Maputo, onde o tráfego já circula de forma condicionada desde 2011.

Recomendado para si:  Surto de cólera em Tete provoca uma morte e mais de 150 casos

João Matlombe referiu que este tipo de medidas deverá se prolongar até que estejam concluídas as obras de construção de Estrada Circular de Maputo, que liga a capital e a cidade da Matola, passando pelo distrito de Marracuene.

Acrescentou que a demora na aprovação do pedido de implantação de sinais de sentido único na avenida de Angola é que atrasou o condicionamento do tráfego na Av de Moçambique, entre aqueles dois pontos.

A previsão era que a medida arrancasse no passado dia 20 de Maio corrente para facilitar e dinamizar a mobilidade do trânsito no acesso à cidade capital, no período entre as 6:00 e às 8:00 horas, nos dias úteis da semana.

“Fomos explicados que o atraso na aprovação do nosso pedido se deveu à necessidade de se esclarecer se a colocação destes sinais não chocava com o Código de Estrada, daí a alteração das datas para arrancarmos com essa medida”, explicou.

A fonte revelou ainda que estava em curso um estudo da possibilidade de se condicionar o trânsito na Av. de Moçambique no final do dia, altura que se regista geralmente congestionamento de tráfego quando os automobilistas tentam sair da cidade.

Jornal Noticias