Sociedade Trabalhadores celebram seu dia com muitas preocupações

Trabalhadores celebram seu dia com muitas preocupações

Os trabalhadores moçambicanos celebram, hoje, o 1º de Maio. Sob o lema: “Sindicatos por um sistema de segurança social ao serviço dos trabalhadores”, a Organização dos Trabalhadores Moçambicanos – Central Sindical (OTM-CS) diz estar preocupada com os problemas de gestão no Sistema de Segurança Social e sugere uma “Revisão urgente do seu Estatuto Orgânico, pela gestão e governação inclusivas, pela melhoria contínua das prestações a que os trabalhadores têm direito e pela manutenção da sua tutela no ministério que tutela a área do trabalho.”

Igualmente, exige que a reforma do sector seja realizada de forma envolvente, assegurando-se assim que as posições e pontos de vista dos contribuintes, como interlocutores válidos, sejam ouvidos e considerados.

Trabalhadores celebram seu dia com muitas preocupações

Na mesma exortação, a OTM-CS diz estar ciente de que, uma vez mais, os resultados alcançados na negociação salarial estão aquém das expectativas dos trabalhadores, dado o elevado custo de vida que se regista no país e as necessidades crescentes das famílias.

Por isso, apela aos empregadores e ao Governo a minimizarem constrangimentos, promovendo, de forma continuada, acções concretas favoráveis ao desenvolvimento do sector produtivo, que é o que gera mais postos de trabalho e dinamiza o desenvolvimento.

Para o presente ano, espera-se que participem no evento, só ao nível central, cidade de Maputo, mais de 30 000 trabalhadores, e 220 000 em todo o país.

Em 2012, a participação foi de 35.000 trabalhadores ao nível central. A diminuição do nível de participação tem que ver com o facto de, este ano, cada província organizar as suas próprias cerimónias, o que fará com que Matola e Maputo estejam separados, contrariamente ao ano passado.

 

O País