Economia Liphola inteira-se da situação dos combatentes em Nampula

Liphola inteira-se da situação dos combatentes em Nampula

Uma vez na província, Liphola irá escalar sucessivamente os distritos de Nacala-Porto e Ilha de Moçambique.

Ontem, à sua chegada, o vice-ministro manteve um encontro de cortesia com a governadora da província, Cidália Chaúque, devendo acontecer o mesmo com os administradores dos distritos a serem visitados.

Marcelino Liphola vai também manter encontros com as diversas associações de combatentes existentes ao nível da província de Nampula, com vista a inteirar-se dos anseios e das realizações dos associados, bem como apelar para a adesão ao processo de registo de modo a beneficiarem dos direitos consagrados na lei.

Liphola inteira-se da situação dos combatentes em Nampula

Concretamente, Marcelino Liphola vai inteirar-se do grau de reinserção dos combatentes e da assistência social.

A província de Nampula conta actualmente com um universo de cerca de 15.408 combatentes registados, dos quais 11.588 são desmobilizados de guerra e os restantes 3820 são veteranos da luta armada de libertação nacional. Nampula já tramitou 5889 processos de fixação de pensões, sendo 3600 referentes a bónus de reinserção social para os desmobilizados de guerra e 2288 referentes ao bónus de participação destinado aos veteranos da luta de libertação nacional.

Recomendado para si:  Subida do caudal do rio Maputo ameaça isolar comunidades em Matutuíne

A par destas acções, o Ministério dos Combatentes em Nampula financiou projectos de empreendedorismo no quadro do Fundo de Inserção Social do Combatente.

Neste sentido, o vice-ministro vai visitar alguns projectos de empreendedorismo que estão a ser desenvolvidos pelos combatentes no bairro de Napipile, no distrito de Nacala-Porto.

Jornal Noticias