Economia Agricultura Identificados 178 mil hectares para implantação de projectos

Identificados 178 mil hectares para implantação de projectos

O facto foi revelado pelo director provincial do Plano e Finanças de Manica, Virgulino Nhate, no decurso da Conferencia Internacional de Investimentos que teve lugar em Sandton, cidade turística de Joanesburgo, na África do Sul. A mesma surgiu no âmbito dos esforços visando a atracção de investimento com vista ao desenvolvimento daquela província do centro do país.

Para além do recurso terra, segundo a fonte, Manica tem disponíveis variadíssimos recursos agrícolas, minerais, florestais, faunísticos e turísticos em todos os seus nove distritos, nomeadamente Machaze, Mossurize, Sussundenga, Gondola, Macossa, Báruè, Guro, Tambara, Manica e cidade de Chimoio.

Entre outras regiões, há disponibilidade de terra para investimentos em Mavsissanga, Chitobe e Mutefo, no distrito de Machaze; Dacata e Chiurarirue, em Mossurize; Dombe e Mupandeia, em Sussundenga, Inchope e Matsinnho, em Gondola; Cagore, em Báruè; Luenha, Massangano e Nhacatale, em Guro; Sabeta, em Tambara e Macadera, em Vanduzi, distrito de Manica.

Para aquelas áreas, o Executivo de Manica propõe, como investimentos a realizar, a produção agrícola, em que se destaca como potencial, as culturas cerealíferas, leguminosas, fruteiras e tubérculos, nomeadamente milho, gergelim, mapira, amendoim, feijões, mandioca, macadamia, batata-reno, trigo, chá, fruteiras, gergelim, hortícolas, cana sacarina, café, maxoeira, feijões, entre outras.

Identificados 178 mil hectares para implantação de projectos

No que ao turismo diz respeito, variadíssimas oportunidades foram anunciadas aos interessados em investir em Manica. Nhate destaca o estabelecimento de unidades turísticas e a exploração do turismo cinegético, do ecoturismo, alpinismo, aventura, turismo comunitário, observação ornitológica e interesses especiais como sendo algumas das potencialidades.

Tais práticas turísticas, de acordo com Vingulinho Nhate, são aconselháveis graças às lindas paisagens de florestas e montanhas que a província de Manica dispõe, em cujo rol se destacam a Cabeça do Velho, Serra Vumba, Chicamba Real, Cordilheira de Chimanimani e o Monte Binga. Também nestas áreas estão identificadas as áreas de conservação, lugares paradisíacos propícios para a construção de estâncias turísticas com facilidades para jogos de diversão.

Outras oportunidades de investimento são encontradas no sector dos recursos minerais e energia, havendo registo de ocorrência de minérios preciosos como ouro, ágata, quartzo, brita, carvão mineral, corundo, águas marinhas, calcário, água mineral, turmalinas, cobre, ferro, granadas, bauxite, entre outros.

Na área da indústria e comércio, as oportunidades de investimentos ocorrem nas indústrias de mobília e imobiliária, processamento de frutas e vegetais, fabrico de compotas e conservas, processamento de mel, extracção de água mineral, fabrico de cimento, lacticínios, produção de material de construção como blocos e pavé, processamento de castanha de caju e fabrico de enchidos de peixe.

 

Jornal Noticias