A Fundação de Caridade Tzu Chi Moçambique anunciou que mais de mil toneladas de produtos alimentares serão colhidas nos próximos meses, no âmbito da sua campanha agrícola para o período 2025-2026.
Este esforço visa fornecer refeições a milhares de alunos e pacientes internados em hospitais na província de Sofala, localizada no centro do país.
Dino Foi, presidente da fundação, realçou que a produção é inteiramente voltada para fins humanitários. Durante o lançamento oficial da campanha, realizado na quinta-feira em Dondo, ele afirmou: “A nossa intenção é garantir que a colheita alimente os nossos programas de apoio a alunos nas escolas e beneficie igualmente os doentes internados em hospitais.”
As actividades agrícolas estão a ser realizadas numa área de aproximadamente 100 hectares em Mecuzi, uma localidade que acolhe a maioria dos projectos da fundação desde o ciclone Idai, em 2019. A plantação abrange hortícolas e cereais, que suportam o programa “refeições quentes”, uma iniciativa dedicada à distribuição de lanches escolares, destinada a reduzir o absentismo de mais de sete mil crianças.
“O impacto deste programa na diminuição dos níveis de absentismo escolar foi quase instantâneo. A nossa prioridade é garantir não só boas infra-estruturas, mas também alimentação para os alunos, que muitas vezes não têm o que comer,” destacou o presidente.
Os produtos cultivados em Mecuzi também serão distribuídos a hospitais da região, com um enfoque no Hospital Rural de Nhamatanda, que recebe em média 60 internamentos por dia.
Com o início da nova campanha agrícola, a Tzu Chi está determinada a transcender a ajuda emergencial. A fundação lançou um projecto de produção e comercialização de castanha de caju, com o intuito de assegurar sustentabilidade financeira para as suas acções humanitárias. Arsénio de Sousa, gestor do programa agrícola, explicou: “Queremos agora apostar na cadeia de valor das amêndoas, neste caso a castanha de caju, para gerar receitas que sustentem as nossas actividades. Já temos uma primeira colheita, apresentada no lançamento oficial desta campanha.”
A Fundação de Caridade Tzu Chi Moçambique também foi uma das convidadas para o lançamento da campanha agrícola nacional, que contou com a presença do chefe de Estado moçambicano, Daniel Chapo.
Sofala continua a ser o epicentro das acções da fundação, que, ao abrigo de um memorando com o Governo moçambicano, mantém um pacote de apoio de 108 milhões de dólares, completamente financiado por mais de 10 milhões de voluntários a nível global.

















