Economia Agricultura Exportações rendem mais de 20 milhões de dólares

Exportações rendem mais de 20 milhões de dólares

O valor arrecadado, de acordo com o director provincial do Plano e Finanças, Virgulino Nhate, durante a apresentação do balanço do Plano Económico e Social (PES) de 2012 naquele ponto do país, representa um incremento quando comparado com os 16.105.500 dólares que haviam sido planificados para o mesmo período.

Para além dos produtos madeireiros, a província de Manica destacou-se igualmente na exportação de outros minerais tais como pedra granada, pedras preciosas e semi-preciosas, bauxite, turmalinas, granadas sujas e de hessonites, ouro, quiabo, fruteiras, feijão-verde, ervilha, piripiri, e tantos outros de que aquele ponto do país é potencial produtor, conforme assinalou o director provincial do Plano e Finanças.

Para o incremento dos níveis das exportações, conforme considerou Virgulino Nhate no decurso da recente sessão do Conselho de Coordenação do Governo Provincial de Manica, muito contribuiu a entrada em funcionamento de novas empresas vocacionadas àquelas actividades, tais são os casos de Rotang Sports Lda., a Quardozo International, Fist Star e Bartolomeu Dias.

Exportações rendem mais de 20 milhões de dólares

A despeito do incremento das exportações, a província de Manica registou, no ano passado, um decréscimo na produção da indústria transformadora que, de acordo com a fonte, atingiu 1.709,72 milhões de meticais contra 1.714,23 milhões conseguidos em 2011, valor que representa uma redução na ordem de 0,3 por cento.

Recomendado para si:  Dívida externa do país cai 0,6% com medidas de contenção do governo

Ainda na área da indústria e comércio, a fonte revelou terem sido licenciadas durante o período em análise 103 unidades industriais contra as 104 que haviam sido planificadas, contra 98 de 2011, correspondentes a uma realização do plano em 99,03 por cento e um crescimento de 5,10 por cento.

Das unidades industriais licenciadas, duas são de pequena dimensão, vocacionadas ao processamento de carne, no distrito de Báruè e de algodão, no distrito de Guro e 101 de micro-dimensão.

A província de Manica possui, neste momento, um acumulado da rede industrial de 2325 unidades, das quais 73 de pequena dimensão e 2252 de micro-dimensão.

 

Jornal Noticias

Destaques da semana