Sociedade Criminalidade Assaltos inquietam moradores do Intaka

Assaltos inquietam moradores do Intaka

À noite, no regresso do trabalho ou da escola, os residentes são obrigados a caminhar em grupo para não serem assaltados pelos malfeitores que se escondem e “caçam” as suas vítimas naquela zona baixa.

Rosalina Machava, nascida no bairro de Intaka na década 1950, conta que os casos de assaltos e violação sexual têm aumentado diariamente, perpetrados na sua maioria por indivíduos que conhecem o dia-a-dia do bairro.

“Há muitos casos de roubo e homicídios. A situação tem-se agravado a cada dia. Já não é possível circular sozinho depois de escurecer. Eles (os bandidos) não escolhem as vítimas e se for mulher corre o risco de ser violada”, disse a anciã.

Já Adamo Francisco passou momentos de pânico, há dias, ao ser interpelado por dois homens munidos com igual número de canivetes que o obrigaram a entregar tudo o que trazia. “Eu estava a voltar do serviço, depois das 19.00 horas, e fui surpreendido por dois homens altos que me ameaçaram com faca e me levaram a carteira, dinheiro e telemóvel e depois fugiram pelas machambas adentro”, recorda a nossa fonte.

Entretanto, esta situação é do domínio da Polícia que tem estado a levar a cabo um trabalho estratégico com vista a pôr termo ao cenário, existente em muitos bairros da província e cidade de Maputo.

Assaltos inquietam moradores do Intaka

Segundo o porta-voz da Polícia no Comando da Província, Emídio Mabunda, a corporação tem estado a efectuar detenções de membros de quadrilhas que se dedicam a este tipo de crimes, para além de trabalhos normais de patrulhamento.

“Se se recordar, semana finda, detivemos cinco indivíduos que pertenciam a um grupo de 12 indivíduos que se dedicava ao roubo na via pública, homicídios qualificados e violação sexual. Estes vão responder pelos seus actos. Continuamos a trabalhar para a neutralização de outros membros que se encontram ainda em parte incerta, mas que já foram identificados”, esclareceu Mabunda.

O porta-voz explicou ainda que a quadrilha ora detida é também responsável pelo caso de roubo de uma viatura no bairro de Khongolote, cujo proprietário foi encontrado morto no distrito da Moamba.

“Os detidos são confessos e contam estarem envolvidos em mais um caso de assalto em residência no bairro da Maxaquene, na cidade de Maputo, para além de outros crimes de assalto a estabelecimentos comerciais”, concluiu.

Jornal Noticias