A medida surge depois do incidente ocorrido no último fim-de-semana em que a ligação entre as cidades de Maputo e Matola, a partir da Estrada Nacional Número 4 (EN4), ficou literalmente paralisada devido a um problema no Porto de Maputo, provocando congestionamento, o que complicou a circulação de pessoas e causou falta de transporte.
Foi esta situação que fez com que a Trans African Concessions (TRAC) em parceria com o Ministério dos Transportes e Comunicações (MTC), o Instituto Nacional de Transportes Terrestres (INATTER), e os municípios de Maputo e Matola decidissem ensaiar a retenção de camiões em determinados pontos, nas horas de ponta, para avaliar se estes influenciavam ou não no congestionamento do tráfego.
Firmino Inguane, Chefe de Operações na TRAC, explicou que nesta fase a medida é provisória e deverá vigorar até ao final do mês, período em que as partes voltarão a se reunir para fazer o balanço do ensaio e tomar uma nova posição.
Inguane referiu que a experiência está a ser feita no intervalo entre as 6 e 8 horas e visa aferir se a circulação de camiões de grande tonelagem concorrem ou não para os problemas de trânsito que se verificam naquela estrada às primeiras horas do dia.
`É uma experiência que está a ser feita e a medida foi tomada por um colégio depois do incidente do fim-de-semana. Pelos vistos e segundo as informações que temos recolhido parece estar a surtir os efeitos desejados´, reiterou Inguane.
Acrescentou que esta posição foi igualmente tomada porque nesse período a prioridade é garantir que os utentes da via consigam chegar aos seus postos de trabalho ou outros locais para cumprir com as suas agendas.
A fonte disse ainda que, no encontro entre os representantes daquelas instituições, ficou esclarecido que a reabertura do tráfego ferroviário poderia concorrer para a redução da quantidade de camiões que usam a EN4 para transportar mercadorias de e para o Porto de Maputo.
A nossa fonte constatou que desde a manhã de segunda-feira a situação começou a registar melhorias consideráveis com a Portagem de Maputo a ficar descongestionada antes mesmo da retirada da terceira faixa de rodagem da EN4.