Sociedade Meio Ambiente Autoridades decretam extinção de rinoceronte no Parque Nacional do Limpopo

Autoridades decretam extinção de rinoceronte no Parque Nacional do Limpopo

Maputo (Canalmoz) – Na província de Gaza, as autoridades do Parque Nacional do Limpopo acabam de decretar a extinção do rinoceronte, por causa da caça furtiva que ganhou dimensões alarmantes, naquela reserva de conservação animal.

Outra espécie que está em risco de extinção é o elefante, que os caçadores furtivos têm estado a concentrar as suas atenções, depois do rinoceronte.

O Emissor Provincial da Rádio Moçambique (RM) na província de Gaza citou o administrador do Parque Nacional do Limpopo, António Abacar, como tendo dito que nesta acção de caça furtiva do rinoceronte e elefante há um alegado envolvimento de fiscais do próprio parque.
Segundo a fonte, a situação está a ganhar contornos preocupantes.

Na sequência destas suspeitas de envolvimento dos trabalhadores na caca furtiva, António Abacar disse que foram instaurados processos disciplinares a trinta fiscais do Parque Nacional do Limpopo.

Sem indicar o número de rinocerontes que existiam no Parque Nacional do Limpopo, António Abacar referiu que a extinção deste animal está a retrair o movimento turístico naquela região.

Para estancar a onda de caça furtiva no Parque Nacional do Limpopo, António Abacar deu a conhecer estar em curso um projecto para a integração de efectivos da Polícia da República de Moçambique na fiscalização do local.