Sociedade Meio Ambiente Na cooperação com Moçambique: Austrália participa no sector mineiro

Na cooperação com Moçambique: Austrália participa no sector mineiro

Rubricaram o documento o ministro moçambicano dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Oldemiro Baloi, e o secretário do parlamento australiano, Richard Marles, num acto que foi testemunhado pelo Presidente da República, Armando Guebuza, e a primeira-ministra australiana, Julia Gillard.

Falando em conferência de imprensa, Baloi explicou que o acordo visa o desenvolvimento do sector mineiro em Moçambique e tem como componente essencial a capacitação institucional e formação do capital humano.

“Como país queremos aproveitar o máximo a experiência da Austrália. Olhando com atenção para a história deste país, nota-se que há décadas ou quase para acima, um século, estava na mesma situação que Moçambique, e com um grande potencial de recursos, mas sem traduzir esses recursos em riqueza”, disse Balói.

Segundo o ministro, a Austrália acabou por enveredar um percurso de sucessos do qual Moçambique tem muito a aprender. Este acordo vai beneficiar ambas partes, porque a cooperação deve sempre ter benefício mútuo.

Na cooperação com Moçambique: Austrália participa no sector mineiro

O governo moçambicano deseja que a riqueza gerada pela exploração dos recursos minerais beneficie de uma forma mais directa a todos os moçambicanos. Porém, para que isso seja possível, é muito importante a componente “formação, para que sejam eles próprios a explorar do qual irão beneficiar”, disse.

Num comunicado conjunto emitido ontem, em Camberra, ambos os países manifestaram o seu agrado com a aproximação das relações entre Moçambique e Austrália, incluindo em assuntos internacionais que preocupam ambas as partes tais como mudanças climáticas e segurança alimentar.

A Primeira-Ministra australiana aproveitou a oportunidade para agradecer o apoio concedido por Moçambique ao seu país para garantir um assento como membro não permanente no Conselho de Segurança das Nações Unidas durante o período 2013/2014.

Gillard enalteceu ainda a contribuição de Moçambique, na qualidade de Presidente da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) e da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, na manutenção de paz e segurança em África.

Segundo o comunicado, ambos os governantes discutiram o reforço da cooperação bilateral, incluindo abastecimento de água, saneamento do meio, agricultura e formação de capital humanos através da atribuição de bolsas para estudantes moçambicanos.

Ambos os governos também acordaram em encorajar os esforços do sector privado nos dois países para aprofundarem o comércio e investimentos, incluindo na área de infra-estruturas.

Refira-se que durante o dia de ontem, o presidente moçambicano manteve um encontro com a Primeira-Ministra australiana, que tinha como principal objectivo fazer o balanço da cooperação e análise da situação internacional.

Outros encontros incluem uma audiência com a presidente do parlamento, Anna Burke e Julie Bishop, vice-líder da oposição no parlamento.