Sociedade Meio Ambiente Município de Pemba – Receitas crescem a olhos vistos

Município de Pemba – Receitas crescem a olhos vistos

Um sobre-cumprimento na ordem de 94 por cento no período de Janeiro a Fevereiro deste ano não deixa de dar nas vistas, contra uma dotação bimensal de 5.399.083,34Mt, o que corresponde a uma realização na ordem dos 194 por cento. Estamos perante uma colecta de receita num montante de 10.516.093, 97 meticais.

Tagir Carimo acaba de prestar contas à Assembleia Municipal e esse dado não passou despercebido, porque vem de uma tendência que nos elucida com o facto de que em 2012 (Janeiro a Dezembro) a realização era de 107,24 por cento, pois havia sido colectada uma receita de 95.445.319,64Mt, contra uma dotação anual de 89.000.000,00 meticais.

Deste modo, conforme os dados apresentados na última sessão da Assembleia Municipal, estamos diante de um crescimento tendencial de 28,59 por cento, na comparação entre 2012 e 2011 e de 181,97 por cento se a relação for feita entre os primeiros dois meses de 2012 e o período análogo deste ano.

Município de Pemba - Receitas crescem a olhos vistos

Tagir Carimo foi submetido a uma verdadeira prova oral que entendeu responder através de um relatório didáctico, que respondia a cada uma das questões colocadas pelas recomendações anteriores da Assembleia Municipal.

Estava orientado que o Conselho Municipal coordenasse com a empresa Electricidade de Moçambique para a criação de postos de venda de CREDELEC nos bairros distantes dos actuais postos de venda.

“Já entrámos em contacto com a EDM e esta diz que está a fazer um estudo pormenorizado em toda a cidade para ver onde pode montar os referidos postos de venda de CREDELEC”, disse Tagir Carimo.
Por outro lado, havia sido recomendado que, em coordenação com o FIPAG, estudasse formas de minimização do problema da falta de água na urbe, pelo que, em resposta, o Executivo municipal trouxe a informação de que a empresa fornecedora de água está a reforçar a sua capacidade de captação, abrindo dois furos em Metuge, onde se localiza o campo.

A Polícia Camarária foi um dos pontos que o Parlamento municipal havia posto a sua observação, do que resultou uma recomendação no sentido de que intensificasse a fiscalização visando pôr cobro a violação da Postura Camarária, em resposta do que na actualidade, de acordo com o presidente do Conselho Municipal, existe um trabalho coordenado com o Gabinete Técnico da PRM para estancar algumas violações.