Nacional Cabo Delgado – Núcleo provincial da SIDA capacita jornalistas comunitários

Cabo Delgado – Núcleo provincial da SIDA capacita jornalistas comunitários

Decorrido na vila de Chiúre, os fazedores de informação das rádios e televisões dos distritos de Chiúre, Montepuez, Mueda, Macomia, Mocímboa da Praia, Balama e Muidumbe, tiveram momentos de debate à volta da situação do HIV/SIDA, na província, em 2012, conceitos e manifestação, adesão, tratamento, redução de abandono, bem assim reportagens sobre a doença.

Pretendeu-se, segundo os organizadores, harmonizar e dinamizar, o que apelidam de resposta, através das rádios e televisões comunitárias, bem assim procurar formas de produção de reportagens que não exijam o envolvimento de custos avultados.

Cabo Delgado - Núcleo provincial da SIDA capacita jornalistas comunitários

No fim, o núcleo provincial comprometeu-se a prestar ajuda às rádios e televisões comunitárias em material essencial para a recolha e produção da informação que alimenta os respectivos órgãos de comunicação social, na tentativa de minorar as dificuldades com que se debatem os comunicadores nos distritos.

Não deixaram, porém, de apresentar as suas inquietações face à luta que trava no dia-a-dia, contra a indisponibilidade dos detentores de informação, secundarização da sua existência, bem assim uma espécie de censura, partindo de dirigentes àquele nível.