Economia Agricultura Agricultura e indústria absorvem 85 milhões de USD

Agricultura e indústria absorvem 85 milhões de USD

Entre outros projectos, Nhate destacou a Bram Agricultura e Agrícola CCM, que estão implantados nos distritos de Sussundenga e Báruè, os quais foram avaliados em mais de 77 milhões de dólares norte-americanos. Os restantes projectos somam o equivalente a mais de sete milhões de dólares. A Bram Agricultura, investiu mais de 27.627 milhões de dólares norte-americanos e enquanto a Agrícola CCM aplicou 50 milhões.

Estes investimentos, de acordo com Virgulino Nhate, representam um incremento considerável quando comparado com o ano de 2011, no qual foram investidos mais de 28 milhões de dólares, norte-americanos, também em projectos do ramo da agro-indústria.

China, Maurícias, Índia e República da África do Sul figuram entre os países que mais investiram, no ano passado, na província de Manica. Com esses investimentos, a província criou 1.891 postos de trabalho, contra os 771 de 2011, ano em que foram autorizados 12 projectos contra os nove de 2012.

Nhate disse que 2012 foi um ano em que Manica registou maior desempenho na área de investimento privado, fruto da conferência de investidores realizadas no ano anterior e ao esforço que tem vindo a ser desenvolvido na promoção do investimento pelo governo, através do CPI.

Afirmou ainda que tal empenho deveu-se ao impacto da aplicação do Plano Estratégico de Desenvolvimento da Província, recentemente aprovado, o qual abre enormes oportunidades de investimentos nacionais e estrangeiros ao nível da província.

Agricultura e indústria absorvem 85 milhões de USD

Nhate lembrou que Manica possui enormes e diversas potencialidades e oportunidades de investimento nacional e estrangeiro e convidou os interessados em investir naquele ponto do país.

Aliás, em finais de 2011, Manica parou para reflectir e projectar as suas potencialidades e oportunidades de investimento nacional e internacional, na primeira Conferência Internacional de Investimentos que mobilizou para Cafumpe, distrito de Gondola, potenciais investidores em vários domínios.

Desfilaram, na ocasião, variadíssimas apresentações, as quais não apenas resumiram o que Manica possui como potencialidades e oportunidades para investimentos, como também recebeu subsídios para a materialização deste propósito.

Com aquela conferência, Manica pretendia alcançar, entre outros objectivos estratégicos, a disseminação das potencialidades que detêm nos sectores da Agricultura, Pecuária, Industria, Recursos Minerais, Turismo, Construção, Transportes e Comunicações e Serviços, bem como apoiar o surgimento de um empresariado nacional forte, dinâmico, competitivo, empreendedor, competitivo, inovativo, empreendedor, comprometido com o aumento da produção, produtividade.

Outro objectivo estratégico que Manica pretendeu atingir com a conferência internacional da África do Sul relaciona-se com a necessidade de operacionalizar os mecanismos de apoio ao sector privado, promovendo a melhoria da competitividade das empresas, através da facilitação do acesso aos factores de produção, assistência técnica e capacitação.