Economia Agricultura Pragas devastam culturas diversas em Manica

Pragas devastam culturas diversas em Manica

Estima-se em 2.213 hectares a área afectada pelas pragas de gafanhoto elegante e de lagarta invasora que tingiram os distritos de Tambara, Macossa, Machaze e a cidade do Chimoio.
Pragas devastam culturas diversas em Manica

No distrito de Machaze, a sul da província de Manica, o mais flagelado, o gafanhoto elegante devorou culturas nas regiões de Chissalajde, Matucua, Zambaredja, Fulaindipe, Timbi-Timbi e Chivavane, enquanto em Tambara, a lagarta invasora destruiu culturas nas localidades de Nhamalema, em Nhacafula e Muzanga, na sede distrital Nhacolo.

Na cidade do Chimoio e no distrito de Macossa, a lagarta invasora e o gafanhoto vermelho afectaram o posto administrativo de Ngwawala e as chamadas zonas verdes da capital provincial de Manica.A governadora de Manica, Ana Comoane, que anunciou o facto há dias, informou que a praga foi controlada a tempo, antes de provocar estragos de vulto. Na ocasião referiu que pelo menos 1.645 famílias foram afectadas necessitando de apoio adicional.

Ainda na sequência das chuvas que estes dias observaram um pequeno interregno, informações em nosso poder indicam que pelo menos 2.1 mil hectares de culturas diversas foram inundados nos distritos de Macossa, Machaze e Guro.

Recomendado para si:  Ex-ministro defende maior apoio técnico para impulsionar agricultura em Moçambique

Em Machaze, as inundações afectaram com maior incidência as regiões de Urima, Mavende, Mutefu e Mavzissanga. Por seu turno, em Guro, os danos verificaram-se em Bunga, Mungari e sede distrital, enquanto em Macossa, as cheias afectaram Ngwawala. No geral, as inundações afectaram 1.666 famílias.