Economia Agricultura Manica – Garantida segurança alimentar em Sussundenga

Manica – Garantida segurança alimentar em Sussundenga

Manica - Garantida segurança alimentar em Sussundenga
A administradora distrital, Mariazinha Niquice, que revelou o facto ao nosso Jornal, disse esperar que a globalidade da produção planificada seja alcançada, mercê da regularidade da queda pluviométrica que se regista e do empenho dos camponeses no amanho da terra.

O distrito de Sussundenga, tido como o celeiro da província, planificou abrir uma área de 170 mil hectares, na sua maioria de produtos cerealíferos nesta primeira época, sendo que outras culturas como leguminosas e tubérculos preencherão a segunda época.

Com relação às chuvas, Mariazinha Niquice disse que o seu distrito não registou nenhuma anormalidade tanto mais que, conforme referiu, precisa de mais precipitação para garantir o sucesso agrícola na segunda época.

A mesma fonte acrescentou que Sussundenga registou uma paralisação pluviométrica na última semana, uma situação que está a ameaçar as culturas da segunda época que ainda não atingiram a maturação. Neste momento, o que está garantido é o sucesso da primeira época.

Informou que o distrito não sofreu os efeitos negativos da presente época chuvosa. Com efeito, segundo explicou, não houve destruições de vulto ao nível de infra-estruturas públicas, privadas e muito menos inundações. Das destruições aponta-se apenas a ponte sobre o rio Chizizira, de construção precária, a qual foi reconstruída logo depois pelos populares.

Recomendado para si:  Idoso de 60 anos detido em Maputo por falsificação de moeda estrangeira

A ponte sobre Chizizira estabelece ligação entre a sede de Muhôa e a zona de Minas Gerais e a sua destruição pelas enxurradas provocou o isolamento desta última região, entretanto mais produtiva e com maior concentração de minérios preciosos.

A administradora distrital de Sussundenga disse que os rios locais não registaram nenhuma anormalidade e, apesar de o seus caudais, a exemplo de Lucite, serem volúveis, subindo e descendo de acordo com a precipitação que se regista a montante, sobretudo no Zimbabwe, nenhum curso de água registou subida do caudal acima dos níveis de alerta.

Sussundenga é um dos dez distritos da província de Manica que se limita a norte com os distritos de Manica e Gondola, a oeste com o Zimbabwe, a sul com o distrito de Mossurize, a sudeste e leste com o distrito de Chibabava, e também a leste com o distrito de Búzi, ambos da província de Sofala.

De acordo com o censo de 2007, o distrito tem 92 622 habitantes e uma área de 7.060 quilómetros quadrados. Sussundenga é um distrito com grande actividade agrícola, sendo considerado o celeiro da província de Manica. É também o maior centro de ecoturismo, pois é onde se localiza o ponto mais alto do país, o Monte Binga.