Nacional Apoio ao desenvolvimento: Rússia concede 144 milhões de dólares a Moçambique

Apoio ao desenvolvimento: Rússia concede 144 milhões de dólares a Moçambique

Apoio ao desenvolvimento: Rússia concede 144 milhões de dólares a Moçambique

Lavrov fez este anúncio durante uma conferência de imprensa conjunta com o seu homólogo moçambicano, Oldemiro Baloi, após terem mantido conversações bilaterais, no âmbito da visita de um dia que efectuou ontem ao país.

Segundo Lavrov, o montante a ser alocado ao país, “vai ser usado em projectos considerados prioritários para o desenvolvimento económico em consonância com o plano estratégico de desenvolvimento do governo de Moçambique”.

Uma das áreas prioritárias para o desenvolvimento económico do país é a formação de recursos humanos capazes de participar activamente nos desafios que são colocados face à descoberta e exploração das riquezas em termos de recursos naturais e hidrocarbonetos existentes em Moçambique.

“A Rússia tenciona participar nos projectos de exploração de recursos minerais em Moçambique. Temos muitas empresas russas interessadas em investir nos recursos minerais, assim como na agricultura, transportes e comunicações”, disse o chefe da diplomacia de Moscovo.

 Lavrov acrescentou que as empresas russas vão iniciar contactos directos com as suas contrapartes moçambicanas para determinarem em que áreas e projectos podem cooperar, pelo que “só depois os empresários definirem as áreas de intervenção e poderemos avançar”.

Por seu turno, Baloi destacou que as conversações com os russos foram positivas, uma vez que no decurso do encontro o aspecto da diplomacia económica esteve bem presente.

“Falamos das áreas de interesse comum, nomeadamente a formação, a defesa e a área dos recursos minerais. No que toca a formação, Moçambique carece de capacidade humana para implementar os projectos que estão em crescendo no país”, principalmente na área dos recursos naturais.