Plena actividade em Xai-Xai
O Hospital Provincial de Xai – Xai, a maior unidade sanitária de Gaza, esteve em plena actividade, com os médicos nacionais e estrangeiros num ambiente de absoluta normalidade a cumprir com as suas obrigações.
Na deslocação que fizemos ontem àquele local, fomos confrontados com uma grande afluência de doentes aguardando pelo atendimento, especialmente no banco de socorros, uma característica, aliás que vem sendo vivida com alguma naturalidade, às segundas – feiras.
O semblante do pessoal, quer médico, técnico, como serventuário, era de absoluta naturalidade. Aliás, o mesmo era visível nas diversas enfermarias por onde passamos. Helena Mula, directora do Hospital Provincial, soubemos que com excepção de uma médica estomatologista que até à altura da nossa retirada do local (cerca das 13 horas) ainda não se tinha apresentado ao serviço.
A totalidade dos 20 médicos que laboram naquele posto de trabalho se fizeram presentes.
“Felizmente tudo está a fluir normalmente porque a maior parte dos médicos aqui em serviço são estrangeiros, eu como gestora desta unidade, na companhia de outros colegas moçambicanos, estamos aqui para garantir a normalidade dos serviços. Eu pessoalmente penso, que se deve ainda privilegiar o diálogo em busca de consensos”disse Helena Mula.
Isaías Ramiro, director provincial de Saúde em Gaza, disse que nas diversas unidades sanitárias espalhadas pela província de uma maneira geral o dia teve um curso normal, com excepção dos distritos de Bilene, Chókwè e Mandlakaze, onde alguns médicos não se fizeram presentes nos seus locais de actividade.