Um incêndio ocorrido no quinto andar de um prédio de apartamentos em Manlleu, na região da Catalunha, resultou na morte de cinco jovens e deixou quatro feridos.
O incidente teve lugar na noite de segunda-feira e, segundo informações do jornal El País, as vítimas são um jovem de 14 anos, dois de 15, um de 16 e uma jovem de 18 anos.
O alerta para o incêndio foi dado cerca das 21h00 locais (menos uma hora em Portugal continental). Os Bombeiros da Catalunha ainda não confirmaram as causas do fogo, nem os motivos pelos quais os jovens se encontravam no local. A identificação dos corpos deverá ser feita nas próximas horas.
De acordo com fontes policiais citadas pelo El País, o incêndio poderá ter tido origem num colchão, e as vítimas terão sucumbido à asfixia provocada pelo fumo. A possibilidade de uma explosão devido a gás foi colocada de lado.
O presidente da Generalidade da Catalunha, Salvador Illa Roca, expressou as suas condolências nas redes sociais. “Chocado com a morte de cinco pessoas num incêndio em Manlleu. Os meus mais profundos sentimentos às famílias e amigos”, escreveu, desejando uma rápida recuperação aos feridos.
A localidade de Manlleu decretou três dias de luto municipal em honra das vítimas. O incêndio também forçou três famílias a serem realojadas temporariamente num hotel nos arredores de Barcelona.
Sabe-se que quatro das cinco vítimas eram alunos do colégio Antoni Pous i Argila, em Manlleu. Em comunicado, a direcção da escola declarou estar ciente do impacto que esta tragédia teve sobre a comunidade escolar e assegurou que continuará a priorizar o bem-estar dos alunos. Para tal, foi disponibilizado apoio psicológico aos estudantes através de uma equipa do Serviço de Emergências Médicas (SEM) e do Departamento de Educação.















