Segundo dados avançados pelo meteorologista Arlindo Meque, esta actualização acontece numa altura em que prevalecem condições neutrais do fenómeno “El Nino”/Oscilação Sul, conhecido por ENSO, facto que provoca alterações no padrão de chuvas que tinha sido avançado inicialmente.
A previsão anunciada em Agosto apontava que estaríamos perante chuvas normais com tendência para acima do normal no norte do país e normais com tendência para escassez no sul no mesmo período.
Entretanto, a actualização mostra que estaremos perante chuvas normais com tendência para acima do normal para o norte do país, normais com tendência para abaixo do normal no centro, incluindo partes de Gaza e Inhambane e finalmente abaixo do normal com tendência para normal no sul, nomeadamente o sul da província de Maputo e parte da província de Gaza.
“A previsão de Agosto foi elaborada tendo em conta o surgimento do ‘El Nino’ que é associado a secas na região. Esperava-se que o ‘El Nino’, que já estava a surgir nessa altura se confirmasse. Por isso, este é um ano particular porque não é muitas vezes que se anuncia o ‘El Nino’ e ele desaparece. A época chuvosa vai terminar com a prevalência de condições neutras”, disse.
Uma avaliação do período de Outubro a Dezembro feita recentemente dá conta que até a primeira década de Dezembro a quantidade de chuvas que caiu, de uma forma geral, não superou a normal, porém, há partes isoladas com alguma anomalia positiva, sobretudo na faixa costeira da província de Maputo.
As chuvas iniciaram-se mais cedo (1.ª e 2.ª décadas de Setembro) na zona sul do país com destaque para a província de Maputo e zonas costeiras das províncias de Gaza e Inhambane.
O período foi marcado por irregularidade na queda da chuva no mês de Novembro, mas com algum registo na zona norte e centro do país.
A partir do mês de Dezembro a precipitação começou a ter alguma abrangência a nível do território nacional e com maior incidência na zona centro.
Na zona sul houve queda pluviométrica de forma isolada nos meses de Setembro e Outubro com maior incidência e intensidade na província de Maputo, onde a estação de Mavalane acumulou 400 milímetros, valor que está acima da climatologia para este período (OND).
Na parte sul do país, a província de Inhambane foi a que registou fraca queda pluviométrica naquele período.