Com 12 hectares, o sítio que irá acolher o primeiro e maior mercado grossista da Matola localiza-se nas proximidades da terminal dos transportadores de passageiros que ligam Tchumene e as cidades da Matola e Maputo.
Actualmente, a área está num total abandono, a avaliar pelo facto de nada estar a ser feito para dignificar o local. Aliás, como consequência de tal realidade, o muro de vedação e a guarita feitos pela edilidade estão a deteriorar-se a olhos vistos, exigindo, no mínimo, limpeza. Ao que apurámos, pessoas de conduta duvidosa têm-se servido daquele sítio para a prática de actos inconfessáveis.
A propósito, Berta José, vereadora de Mercados no Município da Matola, disse que o grande problema está na falta de recursos financeiros para a colocação das infra-estruturas planificadas.
“É um mercado sofisticado com armazéns, lojas, sistema de frio, bancos e outros serviços. Todavia, ainda estamos à procura de financiamento”, disse ela.
Presentemente, apenas um empresário manifestou interesse em abraçar a iniciativa. Porém, o referido agente económico está, por seu turno, à busca de fundos. Assim sendo, não se sabe quando é que, efectivamente, a situação poderá mudar.
Enquanto isso, foi abandonada a ideia do mercado grossista de Nkobe, local em que, inclusive, havia iniciado a venda de produtos a grosso como batata, cebola e tomate.