Sociedade Meio Ambiente Caçadores florestais e fauna bravia abatem crocodilo problemático

Caçadores florestais e fauna bravia abatem crocodilo problemático

Caçadores florestais e fauna bravia abatem crocodilo problemático
Um crocodilo problemático que nos últimos três meses dizimou cinco vidas humanas acaba de ser abatido nas águas do rio Namacurra, distrito do mesmo nome, região localizada na região central da província da Zambézia. Trata-se de um réptil com 3,45 metros de cumprimento e 1,78 de largura.

O animal vivia preferencialmente ao longo das margens daquele rio, semeando terror no seio da população que vive na vila sede distrital, com destaque para populares que utilizam as águas do rio para a actividade pesqueira, bem como para os camponeses que, diariamente, usam o rio para fazer travessia por vias de pequenas embarcações com destino a suas machambas.
A operação que há muito vinha sendo desencadeada pelos caçadores do sector de floresta e fauna bravia da Direcção da agricultura da Zambézia, traz uma grande alegria às comunidades, dado o perigo que homens e mulheres corriam nas águas do rio. Entretanto, a operação vai continuar, de forma a apurar se, ao longo daquele rio, ainda existe aquele tipo de réptil.

Recomendado para si:  Governo ordena suspensão de licenças mineiras em Manica

De acordo com Mário José, o caçador que dirigiu a operação, “abater o crocodilo foi bastante difícil, por isso, tivemos que coordenar, junto das comunidades, para a localização do animal”.

Baptista José, líder comunitário, contou ao nosso jornal que, para além das cinco vítimas, o crocodilo mutilou membros inferiores a duas outras pessoas. Segundo ele, no rio Namacurra, há probabilidade de existirem muito mais crocodilos.